IBEMA – Paraná

IBEMA – Paraná

O município de Ibema com 138,547 km, a uma altitude de 910 metros acima do nível do mar, apresenta um clima subtropical úmido mesotérmico, verões quentes com tendência de concentração das chuvas (temperatura média superior a 22º C), invernos com geadas pouco freqüentes (temperatura média inferior a 18º C), sem estação seca definida. Foi criado pela Lei Estadual nº 9.007 de 12 de junho de 1989, tendo sido instalado em 1º de janeiro de 1990.

A escolha do nome Ibema deve-se a Indústria Brasileira de Madeiras S/A que se instalou no município em 1961 e iniciou um processo de loteamento e infra-estrutura como por exemplo: comércio de alimentos, escola ginasial, igreja católica, seminário e a colonização propriamente dita através de loteamento aprovado pelo INCRA, de 883 alqueires paulistas, sendo 134 para edificação de residências e 699 para indústria e agricultura.O território de Ibema ainda foi palco da revolução de 1924, prova disso, são marcas deixadas pelos legalistas e revoltosos como, por exemplo, armamentos e outros utensílios guardados pelos moradores da época ou encontrados no meio de lavouras que serviram, quando mata, de trincheiras. E também o cemitério localizado na Linha Gaúcha que guarda corpos dos soldados mortos nos confrontos.

O município tem população de 6.066 habitantes, sendo 4.941 no perímetro urbano e 1.125 na zona rural, sendo destes 4.374 eleitores. Limita-se com os município de Catanduvas, Campo Bonito e Guaraniaçu. A Br. 277, que liga Foz do Iguaçu a Paranaguá , corta o município de Ibema, servindo de via de escoamento da produção agrícola do Paraná, Mato Grosso do Sul e do Paraguai.  A Br. 277 sendo o principal corredor do Mercosul, também é o grande elo de ligação com o turismo regional, Cataratas do Iguaçu, Itaipu Binacional e Praias Artificiais do Lago. Ibema também é beneficiada pelo ramal da Ferroeste, que liga Cascavel à Guarapuava e por extensão, ao porto de Paranaguá. A via férrea é utilizada para o escoamento da produção agrícola das regiões oeste e sudoeste do estado e do leste do Paraguai. O terminal de cargas (Porto Seco) localiza-se a 40 km de Ibema. Ibema integra a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná AMOP, com sede em Cascavel, bem como a Associação dos Municípios da Cantuquiriguaçu, com sede em Laranjeiras do Sul – Região Centro-oeste.

O município fica a 540 km do Porto de Paranaguá, 55 do aeroporto de Cascavel (transporte de passageiros e pequenas encomendas) e a 200 km do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (transportes em geral). Desmembrado de Catanduvas e elevado a autonomia de “Distrito” pela Lei Nº 5.350 de 24/05/66 e a nível de Município pela Lei Estadual Nº 9007, de 12/06/89, instalado em 01 janeiro de 1990

Venha Investir na Cidade

Conheça os Hotéis e Pousadas que a Roteiros BR
Indica para você na Cidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram