ILHA DO MEL – Paraná

ILHA DO MEL – Paraná

Um dos mais belos atrativos turísticos do Paraná, a Ilha do Mel encanta quem a conhece. Formada basicamente por ecossistemas de restinga e floresta Atlântica, o lugar se destaca como um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil.

Entre seus importantes atrativos naturais e históricos, estão as suas belas praias, a Gruta das Encantadas, a estação ecológica, um parque estadual, o Farol das Conchas e a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres. Visitar a Ilha do Mel é conhecer um pedaço do paraíso.

Como não são permitidos veículos automotores e de tração animal na ilha, a locomoção é feita por trilhas, que dão a impressão de que o lugar parou no tempo, ou pelas praias.

Com fauna e flora exuberantes, passear pela Ilha do Mel é observar diversas espécies de pássaros e botos.

Para quem gosta de turismo de ação, é possível sobrevoar a ilha de parapente, surfar, praticar mergulho, escalar e velejar.

O Jazz Festival leva ainda mais beleza à Ilha do Mel. Os fins de semana do mês de agosto são recheados de música boa, gastronomia, diversão e praia, com uma programação única e gratuita.

O evento acontece normalmente em julho e vai muito além de apresentar apenas a excelente especialidade gastronômica da Ilha, a tainha. É uma festa que conta com shows musicais e oferecem muita diversão e lazer.

Farol das Conchas, construído em 1872, no topo do Morro das Conchas, o local pode ser avistado de quase todos os pontos da ilha. Subir os 150 degraus do morro para chegar ao topo é poder contemplar uma vista de tirar o fôlego.

Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, edificada entre 1767 e 1769 para proteger a Baía de Paranaguá, a fortaleza fica de frente para o mar, na Praia da Fortaleza. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, ela guarda muita história.

Gruta das Encantadas, localizada na parte sul da ilha, a gruta é um patrimônio natural formado por uma fenda no paredão rochoso que se abriu devido à ação do mar. Para facilitar o acesso ao local, há uma passarela que leva o visitante até a entrada da gruta.

O acesso à Ilha do Mel é feito por barcos que saem das cidades de Paranaguá e Pontal do Paraná.

A Ilha do Mel possui um hotel e diversas pousadas com boa estrutura. Para quem prefere algo mais aventureiro, é possível ficar em algum dos muitos campings da ilha.

Como não poderia deixar de ser, os frutos do mar são o grande destaque da culinária da Ilha do Mel.

Conheça os Hotéis e Pousadas que a Roteiros BR
Indica para você na Cidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram