INÁCIO MARTINS – Paraná

INÁCIO MARTINS – Paraná

Inácio Martins, está localizado no terceiro planalto, na Serra da Esperança, com 1.198 metros de altitude acima do nível do mar, sendo o município mais alto do Paraná. No inverno são frequentes as geadas e até neve foi registrada.

No início de sua colonização, o antigo distrito de Guarapuava recebeu o nome de Guarapuavinha. O nome “Ignácio Martins”, dado a Guarapuavinha, homenageia o Engenheiro que coordenou os trabalhos de construção de ferrovia na região. A denominação “Ignácio Martins” foi alterada para Inácio Martins por decisão da Assembléia Legislativa do Paraná, em acolhimento a proposição do Deputado Antônio Lustosa, representante do distrito.

A ocupação da região de Inácio Martins coincidiu com a chegada de imigrantes europeus ao Brasil, vindos principalmente da Itália, Alemanha e Portugal. Os primeiros moradores brancos do município foram as famílias Stresser, Scheleder, Martins de Campos e Orives. Com a chegada da estrada de ferro, Inácio Martins tornou-se fornecedor de lenha para abastecimento das locomotivas a vapor conhecidas como “Maria Fumaça”. O município era ponto de suprimento de lenha e água. Até os dias atuais existe caixa d’água com capacidade de oito mil litros, construída em concreto, próximo à linha férrea.

ATRATIVOS TURÍSTICOS:
Cachoeira Santinni: Cachoeira formada por uma represa que gera energia para a empresa, tem uns 25m de altura e está localizada na localidade de Cachoeira, em uma das margens está a empresa e na outra margem uma mata ciliar e mata nativa preservada. Quando a água esta canalizada e em acesso se forma uma pequena cachoeira temporária.

Cachoeira Madeirit: Com 10 metros de altura, uma paisagem muito bonita com corredeiras e pedras, caminhada de 10 minutos por uma trilha em mata nativa.  A 500 metros da estrada que liga Inácio Martins ao município de Cruz Machado.

Cachoeiras propriedade Beto Bazia: Localizada em uma barragem que foi construída para gerar energia para a própria propriedade, tem 2,5 metros. Abaixo da cachoeira há uma ilha de formação arenosa. Nesta mesma propriedade encontra-se outra cachoeira, conhecida como cachoeirinha, possui 9 metros. Seu acesso da sede da fazenda se faz por uma trilha de mata nativa, em um tempo aproximado de uma hora e dez minutos de caminhada, de acesso de grau médio de dificuldade.

Igreja Menino Jesus: A igreja foi construída em madeira com pinturas no teto e paredes laterais com imagens de São José, Nossa Senhora, Jesus, e Três Reis Magos, tem 8 janelas laterais e um sino da mesma época. Esta em um estado de conservação regular e visitantes são a população do local. Esta localizada no distrito de Gões Ortigas. A Igreja foi reformada a 3 anos, apenas no lado de fora e a troca do piso é a única igreja que tem a mesma pintura da matriz no município de Guarapuava.

Pedreira Fogaça: Está localizada ao lado da Rodovia Aníbal Curi, e no local onde foram retiradas as pedras, formou-se um lago com águas claras. Deste mesmo lugar é possível ver-se uma paisagem exuberante da serra.

Serra da Esperança: A Serra da Mesozóica, que constitui a divisão entre o Segundo Planalto (sedimentar) e o Terceiro Planalto (basáltico) no Estado do Paraná. A Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Esperança foi criada através da Lei Estadual nº 9.905, de 27 de janeiro de 1992, sendo que o município possui uma área total de 89.843,10ha, pertencendo dessa área 45.819,96 há para a APA.

Cachoeira Zatta: Distânte da cidade 48km, a cachoeira é considerada pelos moradores da cidade a mais bonita do município. É bastante larga mais ou menos uns 200m e uma altura de mais ou menos 25m.

O principal evento da cidade é a Festa do Pinhão, que ocorre anualmente em junho.

Venha Investir na Cidade

Conheça os Hotéis e Pousadas que a Roteiros BR
Indica para você na Cidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram