INAJÁ – Paraná

INAJÁ – Paraná

A exemplo da quase totalidade das cidades localizadas na zona fisiográfica do noroeste paranaense, Inajá teve origem num patrimônio planejado e formado pela Companhia de Terras Norte do Paraná, hoje Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP).

Depois de haver fundado várias dezenas de grandes e importantes cidades e núcleos populacionais, desbravando e povoando o setentrião paranaense, a Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná mandou medir e demarcar, em junho de 1952, a área onde surgiu o Patrimônio de Inajá.

Consta que os primeiros moradores ao se estabelecerem na região, muitos dos quais vindos da região nordeste do país, encontraram no local uma palmeira conhecida como “Inajá” na sua zona de origem, passando a chamar o lugar que escolheram para morar com esta denominação.

Com a chegada da frente migratória, iniciou-se uma fase de progresso e atividades, construindo-se  então os fundamentos básicos da povoação, pensão, farmácia, escola e a igreja, que foi dedicada a São Pedro, padroeiro do lugar.

Um dos fatores de fixação do homem rural, deu-se a partir da implantação de um loteamento de chácaras ao redor da cidade. Este empreendimento, dirigido por Oswaldo Rehder Ferreira e Walter Pereira Dias, objetivava principalmente a venda de pequenos lotes de terra. Aos Compradores interessava a proximidade com a sede municipal, pois a grande maioria destas famílias fornecia ao patrimônio produtos hortifrutigranjeiros, fartamente produzidos em seus minifúndios.

Em 13 de junho de 1955, pela Lei Municipal N.º 106, o núcleo foi elevado à categoria de Distrito Administrativo, com território pertencente ao município de Nova Esperança. Pela Lei Estadual N.º 4.338, de 25 de janeiro de 1961, sancionada pelo governador Moysés Lupion, foi criado o município de Inajá, com território desmembrado do município de Paranacity. A instalação oficial ocorreu no dia 15 de novembro de 1961, ocasião em que foi empossado o primeiro prefeito municipal eleito.

Inajá está situado no norte novíssimo, na Região Noroeste do Paraná e faz limites com os Municípios de Santo Antônio do Caiuá, São João do Caiuá, Paranacity, Paranapoema, com o Rio Paranapanema e o Estado de São Paulo. Sua terra é fértil, promissora, banhada pelos Rios São Francisco e Paranapanema e por córregos ou ribeirões denominados Inglês, Córrego Inajá, Mutuca, Heliodoro, Fonte Fria e Tiê. A topografia do Município é de plena a ligeiramente ondulada, com alguns declives leves.

A região é propícia para a Agropecuária em todos os seus desdobramentos, está próxima aos grandes centros de acelerado desenvolvimento como Paranavaí, Paranacity, Colorado, Nova Esperança, Maringá e Presidente Prudente, no Estado de São Paulo.

Venha Investir na Cidade

Conheça os Hotéis e Pousadas que a Roteiros BR
Indica para você na Cidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram