ITAIPULÂNDIA – Paraná

ITAIPULÂNDIA – Paraná

Os pioneiros vieram para essa região em 1961, migrando de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, quando adquiriram o direito de posse de cerca de 800 alqueires da gleba Guairaçá. A primeira denominação foi Aparecida d’ Oeste Distrito de São Miguel do Iguaçú (“Aparecidinha d’ Oeste”) criado pela Lei Estadual nº 7.438, 29 de dezembro de 1980. Emancipou, através de plebiscito, pela Lei Estadual nº 9.908 de 19 de março de 1992, fundando assim, o município de Itaipulândia que teve o plebiscito realizado no dia 10 de novembro de 1991 e primeira eleição direta em 1992 vindo a primeira equipe administrativa se instalar,  em 1º de janeiro de 1993.

Localizado a 630 km da capital do Estado do Paraná, Curitiba, situado na região Oeste o município possui uma extensão territorial municipal de 327,728 km², onde a principal economia desde sua colonização era a agricultura com o cultivo à época de: fumo, feijão, milho e a mandioca. Os colonos dedicavam-se também a criação de bovinos e suíno.

Com a construção da usina hidrelétrica de Itaipú metade de suas terras agricultáveis foram inundadas pelo lago da represa (176,000 km²). No entanto a agricultura continua a ser o setor que mais contribui para o PIB municipal destacando-se atualmente as culturas de soja, milho e fumo. Outros setores que compõe a economia são os de serviço (comércio e turismo) e o de Indústria. Como forma de mitigar o impacto ambiental a Itaipú Binacional compensa o município pagando Royaltes, o que faz com que o município tenha uma das maiores rendas percapita da região.

O território do município de Itaipulândia limita-se com os seguintes municípios; ao Norte com Santa Helena, a Leste com Missal, Sudeste Medianeira, ao Sul com São Miguel do Iguaçú, a Sudoeste Foz do Iguaçú e a Oeste com o lago de Itaipú, Ciudad de Leste – Paraguai.

ATRATIVOS TURÍSTICOS:
O Parque Aquático Termal Lago de Itaipu, com Castelo das águas, piscina show, piscina coberta termal, lagoon, baldão, piscina de ondas e restaurante.

Venha Investir na Cidade

Conheça os Hotéis e Pousadas que a Roteiros BR
Indica para você na Cidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram