IVATÉ – Paraná

IVATÉ – Paraná

O Município de Ivaté está inserido na Micro região Noroeste do Estado do Paraná, no 3º planalto de Trapp, com área de 407,3 km. Quando a localização hidrográfica esta na abrangência da Micro bacia do Rio Ivaí. O clima incidente é o subtropical úmido Mesotérmico, verões quentes com concentração de chuva no inverno ameno com geadas poucos freqüentes.

Em meado da década de 90 instalou-se em Ivaté uma usina de álcool que beneficia a cana- de- açúcar, provocando a expansão desta lavoura que atualmente chega a ocupar 70% da cobertura vegetal do município.

A usina é muito influente no município, a população urbana é composta de mistos trabalhadores rurais diaristas (bóias frias) que atendem a demanda de mão de obra da colheita. Esta demanda é complementada por uma migração sazonal de aproximadamente 400 vindas de Minas Gerais e Bahia e da redondeza, as se deslocam a procura de trabalho no corte de cana-de-açúcar. Em razão deste contingente populacional a própria usina está construindo loteamentos habitacionais de interesse social, para atender seus trabalhadores. Ivaté possui potencial turísticos significativo pois os rios que cercam o município têm potencial pesqueiro e outras atividades de lazer.

Tendo como Festas Típicas do Município o Réveillon , Carnaval de Rua, Aniversário do Município, Festas Juninas, e no distrito de Herculândia Feijoada, Rodeio, Cavalgada. Em 02 de Maio de 1989, através da Lei Estadual Nº 8.970, sancionada pelo Governador Álvaro Fernades Dias, foi criado o Município de Ivaté, com território desmembrado do Município de Umuarama. A Instalação deu-se no dia 01 de Janeiro de 1.993.

Venha Investir na Cidade

Conheça os Hotéis e Pousadas que a Roteiros BR
Indica para você na Cidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram