JAGUAPITÃ – Paraná

JAGUAPITÃ – Paraná

Na época histórica surgida com a afluência de pessoas de outros estados em direção às terras exuberantes situadas no setentrião paranaense, maravilhosamente propícias ao cultivo de toda espécie de cereais, notadamente ao do café, inúmeras eram as caravanas, com o objetivo exclusivo de escolhem áreas vastas e conjuntas em terras devolutas do Estado. Tais fenômenos migratórios tiveram registro na história do desbravamento dos ínvios sertões, então existentes, no atual território do município de Jaguapitã.

A sede do município, hoje próspera e bela cidade, surgiram em meados de 1.937, ano em que ali chegou uma caravana composta de várias famílias, das quais se destacaram as dos Srs. Antônio Pinto e Izaltino Rodrigues, consideradas como as fundadoras da localidade. Lançados os seus fundamentos, a localidade floresceu tão logo foi constituído o Patrimônio denominado São José dos Bandeirantes. Naquele mesmo ano, foi inaugurada a primeira casa comercial de propriedade do Sr. Izaltino Rodrigues, verdadeiro empório comercial com a denominação de Casa Branca.

Em 1.940, já a localidade no mais franco desenvolvimento, contando com inúmeras edificações, foi pelos moradores requerida ao Governo Estadual a medição das glebas do Patrimônio. Realizada por topógrafos da Secretaria da Agricultura, teve o Patrimônio o seu nome substituído para Colônia de São José dos Bandeirantes, que progrediu ainda mais, devido à afluência, nos anos de 1.941 a 1.943, de inúmeras outras famílias e de tal maneira cresceu que, pelo Decreto-lei n°. 199, de 30 de Dezembro de 1.943, foi elevada à categoria de Vila, com a nova e atual denominação de Jaguapitã. Foi a nova Vila instalada, a 1°. de Janeiro do ano seguindo, juntamente com a Agência Arrecadadora de Impostos, tendo como seu primeiro titular o Sr. Silvado de Melo.

Pertencendo, desde o início ao município de Sertanópolis, continuou a integrá-lo, até 1.947, época em que foi dele desmembrado para se constituir em novo Município, criado pela Lei Estadual n°. 2, de 10 de Outubro daquele ano. Teve como seu primeiro Prefeito, eleito em sufrágio popular realizado em 7 de Novembro de 1.947, o Sr. Alfredo Baticiato.

Do primitivo território municipal de Jaguapitã, foram criados, pela Lei n°. 790, de 14 de Novembro de 1.951, os municípios de Centenário do Sul, Lupionópolis e Santo Inácio; pela lei de n°. 253, de 26 de Novembro de 1.954, os de Cafeara, Guaraci e Itaguajé.

Venha Investir na Cidade

Conheça os Hotéis e Pousadas que a Roteiros BR
Indica para você na Cidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram