JAGUARIAÍVA – Paraná

JAGUARIAÍVA – Paraná

No início do século XVII, bandeirantes paulistas e tropeiros de gado fizeram as primeiras penetrações na região que constitui o território de Jaguariaíva. Essas entradas realizaram-se através do histórico Caminho de Sorocaba que de São Paulo conduzia a Viamão, na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. O nome da cidade é referência ao Rio Jaguariaíva que corta o município e consta em antigos mapas cartográficos.

Destacou-se o nome do coronel Luciano Carneiro Lobo, que em 1795 adquiriu a fazenda Jaguariaíva, propriedade rural que deu origem ao atual município. Em 15 de setembro de 1823 um Alvará Imperial elevou a Fazenda Jaguariaíva à categoria de Freguesia.

No ano de 1828, liderados por Dona Isabel e o coronel Lobo, a comunidade solicitou licença para a construção de uma capela, sob a invocação do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria, prontamente concedida por D. Manoel Joaquim Gonçalves de Andrade, Bispo de São Paulo.

Francisco Xavier da Silva foi outro grande nome da historiografia regional, faleceu em 1829. Foi avô do dr. Francisco Xavier da Silva, governador do Paraná por várias vezes. Famílias ilustres deram continuidade ao progresso e contribuíram para a história do lugar, dentre as quais destacam-se as de Ferreira de Almeida, Mello, Fonseca, Ribas, Sampaio e Marques. Freguesia criada com a denominação de Jaguariaíva, por alvará de 15-09-1823 e lei de São Paulo n.º 7, de 06-09-1845, no município de Castro.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Jaguariaíva, por lei provincial n.º 423, de 24-04-1875, desmembrado de Castro. Sede na povoação de Jaguariaíva. Constituído do distrito sede. Instalado em 26-06-1876. a Lei Provincial nº 717 de 09/12/1882, revogou as duas leis anteriores, voltando Jaguariaíva a sua situação primitiva, mais tarde, em virtude da Lei nº 15 de 21/05/1892, o município de Jaguariaíva passou terra do mesmo nome, pertencendo a comarca de São José da Boa Vista. Elevado à condição de cidade, por lei estadual n.º 811, de 05-05-1908. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede.

ATRATIVOS DE JAGUARIAÍVA: O Brasil possui cânions de grande porte e beleza, atividade se trata de descer o rio em botes infláveis passando por muitas corredeiras, são cerca de 12km de percurso em 4:30 aproximadamente, com total segurança e uma equipe profissional, que te conduz nessa linda paisagem paradisíaca, com muita emoção e adrenalina, no oitavo cânion mais extenso do Mundo!

Cavalgada em Jaguariaiva Cavalgada da Serrinha – Os vales e paredões de Jaguariaíva embelezam os cenários rurais, e podem ser aproveitados em atividades relaxantes como a Cavalgada da Serrinha. Montados em cavalos dóceis, os participantes seguem um percurso que passa por rebanhos de caprinos e bovinos, por florestas, grandes pastos e travessia de riacho.

Trilha do Lago Azul com trilha aquática em JaguariaivaTrilha do Lago Azul com trilha aquática – Uma trilha com 2 belas cachoeiras, com poções para refrescantes banhos. A cachoeira do Lago Azul possui 25 metros de altura, e a das Andorinhas possui 13 metros de altura, com uma paisagem muito bela ao redor. Para prolongar a trilha e dar uma dose a mais de emoção, é feito um treinamento com equipamentos, para adentrar por trilha aquática no cânion da cachoeira Véu da Noiva (45m de altura), em uma paisagem digna de filme com paredões de cerca de 70 metros de altura.

Venha Investir na Cidade

Conheça os Hotéis e Pousadas que a Roteiros BR
Indica para você na Cidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram