JANIÓPOLIS – Paraná

JANIÓPOLIS – Paraná

Janiópolis teve sua origem na formação de um patrimônio em plena floresta virgem, localizado no interior do município de Campo Mourão, denominando-se Pinhalzinho. Pela Lei n.º 36, de 30 de dezembro de 1960, foi criado o Distrito de Pinhalzinho.

Neste período havia ganhado as eleições, para o governo do Estado do Paraná, o candidato Ney Aminthas de Barros Braga, dotado de raro carisma e que se empenhara na campanha presidencial de Jânio Quadros, à qual o povo lhe associou o nome. Resolveu o povo homenagear o estadista Jânio da Silva Quadros, nascido em Campo Grande, atual Estado de Mato Grosso do Sul. Este homem notabilizou-se na política: foi prefeito da cidade de São Paulo por duas vezes, deputado federal pelo Estado do Paraná e Presidente da República. Marcou de forma indelével a recente historiografia brasileira seu ato de renúncia à Presidência da nação.

Neste contexto, Pinhalzinho foi elevado à condição de município autônomo, através da Lei Estadual n.º 4.450, no dia 20 de outubro de 1961, com território desmembrado de Campo Mourão e tendo denominação alterada para Janiópolis. A instalação se deu a 18 de novembro de 1962.

Venha Investir na Cidade

Conheça os Hotéis e Pousadas que a Roteiros BR
Indica para você na Cidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram