JAPIRA – Paraná

JAPIRA – Paraná

Japira era parte integrante do município de Tomazina. Em 1923 o coronel Joaquim Pedro de Oliveira era dono de extensa área de terras entre os rios Laranjinha e das Cinzas.

No ano seguinte sua propriedade rural seria cortada pelos trilhos de aço da estrada de ferro que correria no sentido meridional, e o coronel fez doação de determinada área de terras para a construção de uma estação ferroviária.

A estação ferroviária de Japira foi inaugurada no dia 15 de novembro de 1924, com de nominação sugerida pelo engenheiro Francisco Bittencourt.

Não demorou e ao redor da estação foram construídas dezenas de casas, que aumentavam gradativamente, com o passar dos anos.

A lei nº 93, de 19 de setembro de 1948, criou o Distrito Administrativo de Japira, jurisdicionado ao município de Tomazina. Em 14 de novembro de 1951, pela lei nº 790, foi criado o município de Japira. As primeiras eleições deram-se a 9 de novembro de 1952, ocasião em que o coronel Joaquim Pedro de Oliveira elegeu-se prefeito municipal.

Venha Investir na Cidade

Conheça os Hotéis e Pousadas que a Roteiros BR
Indica para você na Cidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram