LARANJEIRAS DO SUL – Paraná

LARANJEIRAS DO SUL – Paraná

Em 1888, ao ser criada a Colônia Militar de Foz do Iguaçu, encontravam-se instalados na região alguns colonos descendentes de europeus e paraguaios, o povoado passa a sediar um distrito policial, subordinado a sede municipal que era Guarapuava.

A antiga Colônia Mallet, que hoje é o município de Laranjeiras do Sul, foi de 1944 a 1946, a Capital do Território Federal do Iguaçu, criado em 13 de setembro de 1943. Com a extinção do território em setembro de 1946, a povoação perdeu evidentemente o seu “status” de Capital.

Laranjeiras do Sul conta com vários atrativos turísticos, entre os quais destacamos:

IGREJA MATRIZ SANTANA: A primeira capela foi construída em 1906, sendo que em 1910 houve ampliação. No ano de 1913 teve início a construção de uma nova igreja, com término em 07 de julho de 1914. Em 1928 teve início uma nova Igreja, visto que a existente não abrigava mais os fieis. No ano de 1932 a nova Igreja foi entregue à comunidade. Em 1955 foi entregue uma nova e remodelada igreja à comunidade laranjeirense. No dia 26 de julho de 1959 foi colocada a imagem de Sant’Ana sobre a torre da Igreja Matriz, onde se encontra até os dias de hoje. Desde então a igreja passou por várias restaurações, mas sempre foi preservada a originalidade da arquitetura, que é considerada uma das mais belas do sul do Paraná e do Brasil. Internamente a igreja apresenta lindas esculturas, obra feita por artistas locais.

PRAÇA GOVERNADOR GARCEZ – PRAÇA DO CRISTO: Um dos principais símbolos da cidade e de grande atração turística. A imagem foi trazida durante a gestão do Governador do Território Federal do Iguaçu João Garcez do Nascimento, no ano de 1944 e colocado num morro que existia próximo ao Palácio do Governador. No ano de 1992 foi entregue a população uma praça contendo passarelas em forma de coração dando acesso a imagem. Além disso, a imagem de Cristo Redentor ganhou um pedestal e iluminação.

PRAÇA DO CINQUENTENÁRIO: A praça foi remodelada no ano em que Laranjeiras do Sul completou 50 anos de Emancipação Política e Administrativa, quando na época recebeu uma escultura com o numero 50. A referida praça esta localizada na Avenida Honório Babinski próxima ao antigo Palácio do Território Federal do Iguaçu.

PRAÇA JOSÉ NOGUEIRA AMARAL: A praça se localiza no centro da cidade, sendo popularmente conhecida como Praça da República. No ano de 1999 passou a denominar-se Praça José Nogueira do Amaral em homenagem a este pioneiro, pela Lei Municipal 021/1999. No interior da praça temos construído uma concha acústica, local utilizado para apresentações culturais e atos solenes do Poder Público Municipal e da sociedade civil organizada, bem como um complexo esportivo com quadra de futsal, voleibol e handebol coberta (Ginásio Laranjinha) e quadra de basquetebol ao ar livre.

PRAÇA DO SANTUÁRIO NOSSA SENHORA APARECIDA: Obra iniciada em novembro de 1999, cujas construções terminaram no ano de 2000. A praça desenhada pelo arquiteto Jaime Lerne é um cartão postal da cidade, onde é admirada por todos os que chegam a Laranjeiras do Sul, visto que está localizada no trevo principal de acesso a cidade pela rodovia BR 277.

PRAÇA MONSENHOR GUILHERME MARIA – PRAÇA DA MATRIZ: A praça está situada na Igreja Matriz Santana. Sua fundação na data de 26 de julho de 1968 é em homenagem à Padroeira da Cidade Sant´Ana. Uma das suas principais características é por apresentar um monumento em forma de um cálice.

ESTÁDIO 1º DE MAIO: O estádio de futebol de propriedade do Clube União Operário Esporte e Recreativo foi inaugurado no dia 1º de maio de 1977. O jogo de estreia do estádio envolveu as equipes do Coritiba Futebol Clube e o Clube Atlético Paranaense. Sua capacidade é para 5 mil pessoas.

RESIDÊNCIA DO SECRETÁRIO GERAL DO GOVERNADOR DO TERRITÓRIO FEDERAL DO IGUAÇU: Obra construída em 1944 para servir de residência oficial do Secretário Geral do Governador do Território Federal do Iguaçu. A obra leva em sua estrutura traços remanescentes das muitas construções da época. Mais tarde o imóvel foi tombado pelo Estado, sob processo nº. 03/1989 e inscrição nº. 95-II de 11 de setembro de 1989. Atualmente o prédio aguarda o início do processo de restauração para que em breve sirva de museu para abrigar o arquivo histórico do município.

PALÁCIO DO GOVERNADOR DO TERRITÓRIO FEDERAL DO IGUAÇU: Sua construção datada de 1944, ano em que foi instalada a Capital do Território Federal do Iguaçu. A construção após varias restaurações mantém os traços originais. O Palácio vem sendo usado para abrigar repartições públicas municipais e estaduais. Inclusive a Câmara de Vereadores de Laranjeiras do Sul também mantém suas atividades instaladas no local.

SANTUÁRIO DO SENHOR BOM JESUS DE CAMPO MENDES: A igreja que abriga o santuário do Senhor Bom Jesus está localizada na comunidade de Campo Mendes, às margens da BR 277 no quilômetro 9 de Laranjeiras do Sul. Anualmente no dia 6 de agosto acontece a tradicional Festa de Bom Jesus, evento que reúne milhares de romeiros que visitam a comunidade para pedir e agradecer por graças recebidas. Constantemente a Igreja do Santuário recebe reformas e melhorias para abrigar os fieis, principalmente no dia da festa do Senhor Bom Jesus.

CONCHA ACÚSTICA MUNICIPAL: A referida edificação está localizada na Praça José Nogueira do Amaral no centro da cidade. Sua principal função é abrigar diversos eventos tais como: culturais, cívicos, religiosos e esportivos.

SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA APARECIDA: A igreja é ornamentada com trabalhos artísticos e esculturais do artista laranjeirense Benjamim Stankievski (in-memorian). O Santuário é um local de muita devoção e frequentado por centenas de fieis. No dia 12 de outubro é realizado a tradicional Festa da Padroeira do Brasil, data em que milhares de devotos visitam Laranjeiras do Sul.

CACHOEIRAS DO RIO TAPERA: O atrativo é formado por um conjunto de quedas d’água, ideal para banhistas. No local encontra-se uma formação rochosa com pequenas cavernas que eram habitadas por indígenas. Está localizada na BR 277, com acesso próximo a ponte do Rio Tapera, a 800 metros da rodovia.

Venha Investir na Cidade

Conheça os Hotéis e Pousadas que a Roteiros BR
Indica para você na Cidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram