LEÓPOLIS – Paraná

LEÓPOLIS – Paraná

As primeiras penetrações no território onde hoje se encontra o Município de Leópolis, datam de 1926. Entre os primeiros desbravadores da região figuram Antonio Barbosa Júnior, Antonio Ribeiro dos Santos Junior, Antonio Sobral Neto, Abelardo Ferraz, Bento Ferraz, João Franco de Camargo, Luiz Franco da Rocha e José de Campos Gatti.

Em 1940, a Companhia Agrícola Barboza, lançou os fundamentos do Patrimônio de Leópolis, situado na faixa de terra roxa do Norte do Paraná, em território então pertencente ao Município de Cornélio Procópio.

A gleba em que se localiza o Município de Leópolis pertencia, ao tempo de sua fundação, a Léo Barboza, sócio da Companhia Agrícola Barboza, que durante muitos anos planejou e desenvolveu eficiente e útil trabalho de colonização, procurando fixar o homem à terra, através da política da pequena propriedade.

Mais tarde, aquela Companhia adquiriu grandes glebas do Governo do Estado do Paraná, com o objetivo de colonizá-las através da formação de Patrimônios.

Em 1947, poucos anos após a sua criação, o Patrimônio de Leópolis foi elevado a categoria de Distrito Administrativo no Município de Cornélio Procópio e, em 1951, passou a categoria de município autônomo.

A denominação do município constitui homenagem ao colonizador Léo Barboza, primeiro proprietário daquelas terras. Distrito criado com a denominação de Leópolis, pela lei estadual n.º 2, de 10-10-1947, subordinado ao município de Cornélio Procópio.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito figura no município de Cornélio Procópio. Elevado à categoria de município com a denominação de Leópolis, pela lei estadual n.º 790, de 14-11-1951, desmembrado de Cornélio Procópio. Sede no atual distrito de Leópolis (expovoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 14-12-1952. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Venha Investir na Cidade

Conheça os Hotéis e Pousadas que a Roteiros BR
Indica para você na Cidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram