LUPIONÓPOLIS – Paraná

LUPIONÓPOLIS – Paraná

A cidade de Lupionópolis tem como marco inicial de sua história, a cessão de uma gleba de terras requeridas pela Empresa Imobiliária “ANIS ABBUDI & CIA LTDA”, a qual imediatamente mediu e demarcou a área em lotes (pequenos sítios e datas urbanas), formando assim, o patrimônio de um plano preestabelecido de colonização e povoamento ao mesmo tempo.

No dia 27 de janeiro de 1951, através da Lei Estadual n° 613, foi criado o Município de Lupionópolis, cujo o nome de origem é em homenagem ao então Governador do Estado do Paraná, Senhor MOYSÉS LUPION.

A 14 de dezembro de 1952, procedeu a instalação oficial do Município, tendo como seu primeiro Prefeito Municipal o Sr. Ibraim Abbud Neto, tendo sido empossados também, os membros da Câmara de Vereadores para a sua primeira legislatura.

As vendas de terras, tanto na zona rural quanto na zona urbana continuavam incrementadas e a população de Lupionópolis crescia rapidamente, havendo dedicação as atividades agrícolas, principalmente na cultura do café que foi muito favorável para o desenvolvimento municipal e as culturas de consumo familiar, como o arroz, feijão, milho e outros.

O início da colonização de Lupionópolis teve grande impulso, com a chegada em massa de famílias oriundas de diversos municípios e regiões do vizinho Estado de São Paulo, todas elas, atraídas pela febre da expansão cafeeira que dominava o norte do Paraná. Além da chegada dos paulistas, muitos nordestinos também vieram para Lupionópolis em busca de adquirir aqui, o seu pedaço de terra e fazer futuro com a promissora lavoura do café. Além desses, a população passou a ser composta por descendentes de italianos, espanhóis, portugueses, libaneses e japoneses.

As aptidões agrícolas giram em torno do cultivo de produtos hortigranjeiros para consumo familiar e local e em termos de comercialização, há lavouras de soja, seguida de milho e de café, que ainda persiste, principalmente explorada pelos pequenos proprietários rurais. Também o cultivo da cana de açúcar para fins industriais, vem ocupando boa parte das terras cultiváveis. A pecuária, principalmente a leiteira, tem sido uma boa opção para quem ainda vive ou explora sua propriedade rural e com isso, o município de Lupionópolis apesar de sua pequena extensão territorial, vem contribuindo com os Laticínios recebedores do produto na região, com uma produção mensal estimada em aproximadamente 100.000 (cem mil) litros de leite.

A população conserva suas tradições e crenças religiosas e criou nesse período, novos eventos para comemorar: Festa do Padroeiro (Cristo Rei), Festa de Nossa Senhora Aparecida, Festa Mariana (em maio), Festas Juninas, Quermesses, Carnaval, Festa do Dia das Crianças, Festa do Dia do Funcionário Público, Feira da Lua. Nossa maior festa acontece na segunda semana do mês de março: LUPEÃO – Festa do Peão Boiadeiro. No dia 11 de maio é feriado municipal, data em que é comemorado o aniversário de fundação do Município.

Venha Investir na Cidade

Conheça os Hotéis e Pousadas que a Roteiros BR
Indica para você na Cidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram