MANDAGUAÇU – Paraná

MANDAGUAÇU – Paraná

A cidade de Mandaguaçu é mais uma das obras realizadas pela Companhia de Terras Norte do Paraná, que usou da mesma técnica quando da fundação de outras cidades, demarcando uma gleba de terras, dividindo-a em lotes e vendendo-os a longo prazo.

Esse trabalho teve início em 1944, quando ali chegaram os primeiros moradores: Tito Rodrigues, Durvalino de Matos Medrado, João Angelin, José Braz e Santo Lonardoni, seguidos de muitos outros que para ali foram, atraídos pela fertilidade da terra, própria para a lavoura de café.

Os primeiros nomes dados à localidade foram Vila Guaíra e Governador Lupion. Ao receber os foros de Cidade. Já era conhecida pela denominação de Mandaguaçu.

Sem chegar a ser distrito, em 1951, o Patrimônio de Mandaguaçu foi elevado diretamente à categoria de município. O topônimo, de origem indígena, significa: MANDA – (Abelha) GUAÇU – (Grande).

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Mandaguaçu, pela lei estadual n.º 790, de 14-11-1951, desmembrado de Maringá e Mandaguari. Sede no atual distrito de Maundaguaçu (ex-localidade). Constituído do distrito Sede. Instalado em 14-10-1952.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Venha Investir na Cidade

Conheça os Hotéis e Pousadas que a Roteiros BR
Indica para você na Cidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram