MANGUEIRINHA – Paraná

MANGUEIRINHA – Paraná

É difícil estabelecer com exatidão a data de fundação de Mangueirinha, mas as primeiras penetrações civilizadas aconteceram por volta de 1720. Em 20 de janeiro de 1887, foi elevado à categoria de distrito de Palmas com a denominação de Conceição do Rosário. Pelo decreto-lei federal 5812, de setembro de 1943, passou a pertencer ao território federal do Iguaçu.

Porém, pouco depois, com a extinção do território, retornou ao Estado do Paraná e, em 21 de novembro de 1946, pelo decreto-lei estadual 533, foi elevado à categoria de município, instalado oficialmente em 30 de novembro de 1946, desmembrado de Palmas.

O nome Mangueirinha é proveniente da construção de uma mangueira de varas, onde os tropeiros recolhiam os animais para pouso, principalmente as tropas de mulas que eram trazidas do Rio Grande do Sul para serem comercializadas em São Paulo.

Mangueirinha foi passagem importante de tropeiros e esse episódio de sua existência é cultuado por dezenas de pessoas da cidade, das mais diversas atividades profissionais, que promovem cavalgadas pelo município e por trilhas da região. Mangueirinha tem um área territorial de 1.348 km² e a cidade está a 940 metros acima do nível do mar. Passam pelo município importantes rios, como o Iguaçu, o Marrecas, o Chopim, o Covo e o Vila Nova. O Rio Iguaçu faz a divisa de Mangueirinha ao Norte e o Rio Chopim faz a divisa ao Sul.

Importantes riquezas mangueirenses são as plantações de soja (um dos maiores produtores da região sudoeste do Paraná) milho, as criações de bovinos, aves e suínos, a produção leiteira, a extração de madeira. O município tem algumas das mais bonitas paisagens rurais do Estado e, como atrações, citam-se ainda a Reserva Indígena com seus pinheirais centenários, alagado, cachoeiras (a do rio Marrecas a das mais bonitas).

Venha Investir na Cidade

Conheça os Hotéis e Pousadas que a Roteiros BR
Indica para você na Cidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram