MARILUZ – Paraná

MARILUZ – Paraná

Mariluz era conhecida na região por “Princesinha do Oeste” devido à cidade ser a mais bonita da região noroeste do Paraná. Esta cidade já foi considerada a cidade do café, pois antigamente todos aqueles que possuíam terras tinham as suas próprias plantações de café.

Em 1953, Francisco Antônio da Silva, auxiliado por José Alfredo de Almeida, organizou a Colonizadora Mariluz, empresa constituída para que colocassem em prática a idéia de fundar uma cidade.

Após a demarcação do loteamento, a empresa pôs-se a vender os lotes urbanos e rurais, e dentre as famílias pioneiras nominam-se Autílio Aguiar Cordeiro, José Silva Leite, Belarmino Inácio, Laudelino Rosa Melo, João da Silva Lavandeira, Adário Aguiar Cordeiro e outros. O primeiro comerciante foi José Saviak. A primeira missa foi rezada pelo frei Gaspar, da paróquia de Cruzeiro do Oeste, no dia 06 de agosto de 1956.

Pela Lei n.º 29, de 23 de agosto de 1958, foi criado o Distrito Administrativo, com o nome de Mariluz. A denominação da localidade foi dada pela Colonizadora Mariluz, empresa que fundou o núcleo e que pretendeu homenagear os pioneiros, a maioria pessoas vindas da cidade de Marília, Estado de São Paulo.

Em 29 de novembro de 1963, pela Lei n.º 4.788, foi criado o município de Mariluz, com território desmembrado do município de Goiôerê. A instalação ocorreu a 14 de dezembro de 1964, sendo primeiro prefeito o sr. Ramiro Rojo Souto, o qual atualmente possui apenas um distrito denominado São Luiz.

Venha Investir na Cidade

Conheça os Hotéis e Pousadas que a Roteiros BR
Indica para você na Cidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram