Norte

Home // Norte

REGIÃO NORTE

Passeios de barco pelo Rio Amazonas, trilhas e voos panorâmicos são algumas das opções para os turistas que desejam aproveitar o contato com a natureza e conhecer a beleza das paisagens naturais da Região Norte do Brasil. 

Para os turistas que desejam desfrutar do contato com a natureza durante a viagem pelo Acre, o roteiro deve incluir uma visita ao Parque Ambiental Chico Mendes. O local também oferece aos visitantes a possibilidade de conhecer a gastronomia da região em restaurantes e lanchonetes. No âmbito cultural, a capital do estado preserva o Centro Histórico do Primeiro Distrito, que abriga o Palácio Rio Branco, o Memorial dos Autonomistas e o Mercado Velho.

No Amazonas, na cidade de Manaus, os turistas podem conhecer a beleza dos cenários do encontro dos rios Negro e Solimões durante passeios de barco e de avião. Para os visitantes que desejam ter um contato mais próximo com a biodiversidade local, são oferecidos trilhas e passeios de barco pela bacia amazônica e seus afluentes. Entre os atrativos culturais do estado, o Festival Folclórico de Parintins destaca-se pelas cores fortes de suas alegorias e pela preservação das tradições dos povos caboclos e indígenas da região.

No Amapá, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1950, a Fortaleza de São José de Macapá destaca-se entre os atrativos turísticos do estado por sua arquitetura inspirada no padrão de arquitetura militar europeu do século XVIII. A capital amapaense também tem entre seus principais atrativos o Marco Zero do Equador e o Marabaixo, que preserva a cultura dos povos africanos que chegaram à cidade no período colonial.

No Pará, o Theatro da Paz, tombado pelo Iphan em 1963, preserva o legado cultural do ciclo da borracha em Belém e encanta os visitantes por sua beleza arquitetônica e pelas apresentações que animam sua sala de espetáculos. No âmbito cultural, outro destaque é o Círio de Nazaré. A festa em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré reúne mais de dois milhões de fiéis e turistas na capital, impulsiona a economia local e embeleza as ruas da cidade.

Em Rondônia, a Estrada de Ferro Madeira Mamoré destaca-se entre os atrativos turísticos da capital rondoniense pela preservação da história do desenvolvimento social e econômico da capital. Entre 1907 e 1912, a estrada, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 2008, foi a principal via de transporte dos produtos da região até o Oceano Atlântico.

Em Roraima, para os turistas que desejam desfrutar do contato com a natureza durante a viagem, o roteiro turístico deve incluir visitas ao Rio Branco, à Cachoeira Véu de Noiva e ao Monte Roraima. Às margens do Rio Branco os visitantes podem conhecer a Orla Taumanan, que conta com áreas de lazer e recreação infantil, e foi revitalizada com recursos do Ministério do Turismo. Na trilha de 2,8 mil metros até o topo do Monte Roraima, os turistas podem contemplar a rica biodiversidade e a beleza das paisagens naturais da região.

Em Palmas, no Tocantins uma das opções para os turistas que desejam aproveitar o contato com a natureza durante a viagem é o Lago da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, em que os visitantes podem praticar esportes, como a natação, a canoagem e a pesca esportiva. O Jalapão e a Serra do Lajeado também são opções imperdíveis para quem deseja aproveitar as belas paisagens do Cerrado.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram