BENJAMIN CONSTANT – Amazonas

BENJAMIN CONSTANT – Amazonas

Benjamin Constant, distante de Manaus a 1.119 km, é uma das cidades da fronteira e seria o ponto final da Transamazônica, localiza-se no Sudoeste Amazonense, sendo que a distância via transporte fluvial é de 1.638 km, subindo o rio Solimões e o rio Javari. Segundo o Plano de Integração Nacional, a cidade seria o ponto final da Transamazônica, porém o trecho que ligaria Lábrea até Benjamin Constant sequer fora desmatado.

Devido a barreiras ambientais e transposição por territórios indígenas, provavelmente este trecho da rodovia jamais seja concluído, restando aos habitantes apenas o transporte aéreo e fluvial como conexão com o restante do país. Lá, é possível ver a história do povo ticuna contada no museu, localizado no centro da cidade.

Há muitos objetos, obras artísticas, fotografias e informações sobre os povos indígenas da região, dos quais os ticunas são definitivamente os mais proeminentes. Há também detalhes sobre os diferentes rituais realizados pela etnia, principalmente o da “Moça Nova”, que ocorre sempre que uma jovem chega à puberdade, e simboliza o renascimento da mesma como mulher.

A cidade é muito festiva! Algumas das atrações são: carnaval de rua, festa de São Francisco, novenário com arraial, festa da padroeira do município, festival Folclórico Benjaminense e dia de São Francisco.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

20 + 20 =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram