COARI – Amazonas

COARI – Amazonas

Na calha do rio Solimões está localizado a cidade de Coari, entre os lagos de Mamiá e o de Coari. Como a grande maioria das cidade do Amazonas, sua história é uma miscigenação dos índios Catuxy, Jumas, Purus, Solimões, Uaupés e muitos outros. O município contava com 75.909 habitantes no último censo.

No turismo de evento, Coari é conhecida pela sua produção de banana, hoje se destaca por produzir petróleo e gás natural. Coari também tem um Festival Folclórico forte, que movimenta a cidade nos meses que antecedem a festa junina. As noitadas agitam as escolas e a cidade em geral.

Na área territorial do município, localiza-se a plataforma da Petrobrás de Urucu, onde se extrai petróleo e gás. O terminal aquaviário de Coari é fundamental para o escoamento de petróleo e gás produzido na região de Urucu. Ele recebe esses produtos pelo oleoduto Rio Solimões, armazena e entrega a navios para o abastecimento de petróleo da Refinaria de Manaus e suprimento do mercado de GLP nos estados do Pará, Rondônia, Maranhão e parte do Ceará e de Pernambuco. Terminal operado pela subsidiária Transpetro.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

quatro × 4 =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram