IPIXUNA – Amazonas

IPIXUNA – Amazonas

O nome Ipixuna provém do rio Ipixuna, um dos principais afluentes do rio Juruá, com a extensão de cerca de 300 quilômetros.

Em meados do século XIX dá-se a fixação de estrangeiros no território atual do município.
Em 1857, João da Cunha sobe o grande rio, até a foz do Juruá-Mirim. Em 1877, têm-se notícias de geral fixação de cearenses no rio Juruá. Em 1883, ocorre o povoamento de Riozinho (localizado no centro do atual município) por Arthur Marques de Menezes.

Em 19.12.1955, pela Lei Estadual nº 96, é criado o município de Ipixuna desmembrado do município de Eirunepé. O município de Ipixuna foi constituído pelos subdistritos: Foz do Riozinho, Foz de Ipixuna, Foz do Hudson e parte dos de Foz do Gregório e Canindé, com sede na localidade de Guajará, elevada então à categoria de Cidade (1955).

Em 18.02.1956, dá-se a instalação do novo município, tendo seu primeiro prefeito, nomeado pelo governo do estado, o Sr. Domingos Barbosa Filho. Em 05.06.1958 Ipixuna é enquadrado entre os municípios considerados “Área de Segurança Nacional”. Em 10.12.1981, é desmembrado do território que passa a constituir o município de Canamari.  O turismo é constituídos por sua fauna e sua flora. Na primeira destaca-se a seringueira, além de madeira de boa qualidade, como: o aguano e o cedro. Na segunda, os peixes de várias espécies, pirarucu, peixe-boi, tambaqui, etc., e animais silvestres, como: caititu, queixada, veados, etc

Leave a Reply

Your email address will not be published.

3 + 11 =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram