TABATINGA – Amazonas

TABATINGA – Amazonas

Tabatinga é uma cidade localizada próximo à fronteira com Peru e Colômbia, as margens do rio Solimões e possui aproximadamente 65.000 habitantes. Tabatinga é uma palavra origem indígena que no Tupi significa “barro branco” de muita viscosidade, encontrado no fundo dos rios da região, e, no Tupi Guarani quer dizer “casa pequena”.

Toda a região está coberta por florestas, o comércio é um dos pontos fortes da cidade que através da criação da Área de Livre Comércio de Tabatinga foi incrementado. Destaca-se também a agricultura e a pesca. Os principais produtos agrícolas são a banana, a mandioca e, na pesca, a espécie mais registrada é a piraíba. O turismo como fonte econômica começa a desenvolver-se lentamente.

As principais atrações aos visitantes são a observação da natureza, o Boto vermelho e tucuxi, as culturas nativas, as comunidades ribeirinhas, os bosques e a tranquilidade que o Amazonas representa.

Zoológico de Tabatinga: Destaques para tatus, sucuris, macacos, onça-pintada e aves.

Festival Internacional da Confraternidade Amazônica: O Festival é organizado pelos três países e acontece em Letícia, Colômbia, com diversas atividades culturais do Brasil, Colômbia, Peru e Indígenas, além de competições esportivas entre os países. O evento também terá exposição de artesanato e vendas de comidas típicas.

Rio Solimões: O rio Solimões recebe esse nome devido aos povos que habitavam as suas margens e foram descritos pelos primeiros cronistas espanhóis e portugueses no século XVI.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

4 × 3 =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram