ANDRADINA – SP

ANDRADINA – SP

A fundação de Andradina foi idealizada, em 1932, pelo fazendeiro Antônio Joaquim de Moura Andrade, maior criador de gado do Brasil que tinha a alcunha de Rei do Gado. O nome do município é uma homenagem a ele. Andradina ganhou autonomia administrativa em 1938, quando foi desmembrada de Valparaíso e elevada à condição de município.

Ainda foi desmembrada várias vezes, perdendo parte de seu território para a formação dos novos municípios de Guaraçaí, Algodoal Castilho e Nova Independência. A colonização de Andradina não surgiu ao acaso, foi idealizada desde 1932 quando o maior fazendeiro do estado de São Paulo, Antônio Joaquim de Moura Andrade (O eterno Rei do Gado), planejou a construção de uma nova rota interligando o trecho entre as estações de Guaraçai e Paranápolis na Estrada de Ferro Noroeste do Brasil.

Seu desejo pela urbanização era tanto que encomendou ao engenheiro Benelow & Benelow a elaboração de um projeto para a urbanização da futura comunidade. Devidamente planejada, a cidade surgiu em 11 de julho de 1937, com uma área de 2.713 Km2, fundada, na época, por seu idealizador. Em homenagem a seu criador a cidade passou a ser conhecida desde então como a Terra do Rei do Gado. Cinco meses após ter formado o povoado, Andradina foi elevada a Distrito, pela Lei nº 3.126 de 10 de novembro de 1937.

No ano seguinte, seu quadro territorial foi fixado, a comarca estabelecida e instalada no Grupo Escolar Dr. Álvaro Guião. O Batismo oficial do município e a posse do primeiro Prefeito nomeado Sr. Evandro Brembati Calvoso ocorreram em 10 de janeiro de 1939.

Centro Cultural Pioneiros de Andradina: mais conhecida como a velha Estação Ferroviária – é, sem dúvida, o cartão postal de Andradina. Possui um teatro (externo) de arena circunflexo, onde já ocorreram festivais, shows, musicais, danças. Além disso, apresenta um teatro interno, uma biblioteca e uma pinacoteca, onde são exibidos quadros de diversos artistas

Leave a Reply

Your email address will not be published.

10 + 17 =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Instagram