Descrição

Localizada a 230 km de Brasília, no caminho entre a Vila de São Jorge e Cavalcante, Alto Paraíso de Goiás é a cidade mais movimentada entre as bases da Chapada dos Veadeiros. Com ampla oferta de pousadas, restaurantes e comércio, Alto Paraíso atrai especialmente os turistas que buscam mais conforto e infraestrutura na Chapada dos Veadeiros.

O que fazer em Alto Paraíso de Goiás

O turismo exotérico também costuma levar muitos visitantes à cidade, já que Alto Paraíso é famosa pelos estudos holísticos e também pela observação de OVNIS. Para quem procura uma base mais central, Alto Paraíso é ideal. A cidade oferece fácil acesso a diversas cachoeiras e também à Vila de São Jorge (que faz parte de Alto Paraíso), onde está a entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Cachoeiras

Alto Paraíso é cercada por natureza exuberante e paisagens espetaculares. Entre as atrações próximas, alguns destaques são a Cachoeira dos Cristais, a Cachoeira São Bento, a Cachoeira Almécegas I e II, a Catarata dos Couros, as Cachoeiras Macaquinhos, a Cachoeira do Sertão Zen, a Cachoeira dos Anjos e Arcanjos, a Cachoeira Loquinhas e a Cachoeira Veredas.

A Catarata dos Couros é uma das mais visitadas no local. Possui uma queda d’água extensa e é uma boa opção tanto para os que sabem nadar, quanto para aqueles que gostam de ficar no raso. A cachoeira Santa Barbara também é uma excelente opção, já que conta com uma água turquesa cristalina belíssima.

O Complexo de Cachoeiras do Macaquinho também é um lugar incrível e que vale a pena conhecer. São 10 cachoeiras, uma mais linda que a outra, oferecendo um espaço de águas cristalinas e verdinhas. Mas atenção, uma das cachoeiras é destinada a prática de nudismo. A Trilha dos Cânions também é deslumbrante. A trilha possui cerca de 12 quilômetros, portanto, possui uma dificuldade de média para difícil e é preciso estar com o fôlego em dia, mas vale a pena, já que você passará com belos cânions e quedas d’águas. Mas um dos pontos turísticos mais famosos e disputados na Chapada dos Veadeiros é o Vale da Lua. O lugar recebeu esse nome devido o seu solo bastante irregular, que lembra o solo da Lua.

O lugar também possui diversos tuneis por onde correm as águas do rio, formando pequenas piscinas naturais. É um lugar realmente incrível. O parque ainda oferece várias outras atrações lindas, muitas outras cachoeiras e com certeza você passará dias super agradáveis. Porém, não é só o parque e o ecoturismo que faz bastante sucesso na cidade. Alto Paraíso de Goiás também é conhecida por seu clima zen e místico. Muitas pessoas vão para a cidade visitar os diversos templos, centro holísticos e claro, fazer retiros espirituais para recarregar as energias.

Todo esse esoterismo tem por origem o fato de que a cidade está localizada acima de uma placa de quartzo de 4 mil m² que oferece uma energia toda especial ao lugar. E se você gosta de adrenalina, toda a região oferece excelentes atividades para você se aventurar, como rapel, tirolesa e até passeio de balão!

Contato com a Natureza

Sem falar, claro, nas atrações próximas a São Jorge, como a Trilha dos Cânions, a Trilha dos Saltos, o espetacular Jardim de Maytrea, o Vale da Lua, o Mirante da Janela e a Cachoeira do Segredo. Para quem ficará na cidade, vale ainda curtir o centrinho, onde está a Praça do Artesão, local que sedia feiras de artesanato e de produtos rurais e alguns centros de estudos místicos.

Chapada dos Veadeiros

Talvez pelo nome da cidade você não conheça, mas a região de Alto Paraíso de Goiás abriga um dos lugares mais bonitos do Brasil: a Chapada dos Veadeiros. A cidade costuma atrair diversos turistas e possui uma boa infraestrutura para os visitantes, oferecendo bons restaurantes, pousadas, casas de temporada e tudo o que você precisa para curtir as férias por lá. A

cidade de Alto Paraíso de Goiás está localizada na região nordeste do estado de Goias, quase divisa com Tocantins e Bahia. Ela fica a cerca de 450 quilômetros de distância da capital Goiânia, e a cerca de 220 quilômetros de Brasília. Na região da cidade encontra-se o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, um lugar que preserva belezas naturais e serve como refúgio de diversas espécies da nossa fauna e flora. Os acessos para Alto Paraíso de Goiás, são feitos pelas BR-010 e GO-239. Para quem pretende ir de ônibus, a melhor opção é pegar uma condução até Brasília e de lá, até Alto Paraíso de Goiás.

Já para quem quer viajar de avião, o aeroporto mais próximo também é o de Brasília, que recebe diversos voos diários. Com certeza, a maior atração de Alto Paraíso de Goiás é o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, portanto, ao passar pela cidade você precisa tirar uns dias para visitar o parque.

Isso mesmo, uns dias, pois apenas um não seria suficiente para conhecer para todas as belezas do lugar. A atividade mais procurada por lá são suas trilhas e cachoeiras. Não a toa, já que o parque possui diversas cachoeiras e quedas d’água, uma mais linda que a outra.

Gastronomia e hospedagem em Alto Paraíso de Goiás

É possível encontrar excelentes alternativas gastronômicas e de alojamento na cidade de Alto Paraíso de Goiás em decorrência a seu alto número de visitantes. Por isso, aproveite desde padarias até locais de consumo mais luxuosos, tudo dependendo do seu gosto.

O mesmo se aplica para os alojamentos, será possível encontrar diversos que se enquadrem exatamente no que procura e no seu orçamento. Desde pousadas até hotéis com mais infraestrutura.
Nayla Mayara – Roteiros BR

Alto Paraíso de Goiás - Goiás

Não há comentários ainda.

Seja o primeiro a avaliar “ROTEIRO – ALTO PARAÍSO DE GOIÁS – Goiás”

Sua nota para esta escola
Escolha para avaliar