Descrição

A imagem da santa padroeira de Anápolis, que segundo relatos pertenceu a Dona Ana das Dores, mãe de Gomes de Souza Ramos, esteve por muitos anos preservada fora da cidade. Caso esteja com visita marcada aqui mencionamos o que pode ser realizado dentro desta linda cidade.

História de Anápolis

A imagem estava em Pirenópolis, e foi trazida para Anápolis onde é guardada como relíquia histórica religiosa, na Matriz de Santana. A imagem possui 142 anos. A comunidade católica de Anápolis é devota à sua padroeira, cujo onomástico se celebra no dia 26 de julho, quando a imagem centenária pode ser admirada durante a novena que acontece na cidade.

Anápolis se destaca pelo turismo religioso e de negócios. Há hotéis direcionados ao turismo de negócios e há também hotéis fazenda.

Base Aérea de Anápolis.

O turismo em Anápolis conta com atrativos como a Base Aérea de Anápolis, com suas caças Mirage F-2000 e aviões de rastreamento R-99A e 99B.

A Base Aérea de Anápolis foi a primeira base aérea brasileira planejada e construída especialmente para receber um tipo específico de avião, os caças de fabricação francesa, Mirage IIIE/D designados na Força Aérea Brasileira como F-103. A operação desses aviões exigia a construção de um base inteiramente nova e plenamente capacitada a operar aviões supersônicos. A construção começou em 9 de fevereiro de 1970 e a base tornou-se operacional em 23 de agosto de 1972, com a conclusão da pista de pouso.

 

Parques em Anapolis

Além desse ponto turístico, existe em uma área urbana alguns locais de descanso, tais como o Parque Ambiental Ipiranga, o Parque JK, o Parque da Liberdade, o Parque Senador Onofre Quinan (Parque da Juventude), o Parque Antônio Marmo Canedo (Parque da Matinha), a Praça Boa Jesus, a Praça Americano do Brasil, e o Museu Histórico Alberico Borges de Carvalho.

. No município também destacam-se, o Coreto da Praça James Fanstone, a Fonte Luminosa da Praça Bom Jesus, o prédio da Casa de Cultura Ullysses Guimarães e o Portão do Cemitério Municipal São Miguel, tombados como patrimônio histórico. A cidade oferece muitas atrações durante o ano, como os Jogos da Primavera, a Exposição Agropecuária, o Festival de Inverno, a Feivest, o Encontro Nacional de Coro de Anápolis (ENCOA), a Mostra de Teatro de Anápolis, o Festival Anapolino de Música (FAMU), o Salão Anapolino de Arte, a Semana da Asa (com o evento Portões Abertos da Base Aérea de Anápolis), o Anápolis Festival de Cinema, o Encontro de Catira, O Festival Anapolino de Viola, a Semana Digiarte, a Semana da Consciência Negra e o Festival Gastronômico.

Parque Ambiental Ipiranga

O Parque Ambiental Ipiranga foi inaugurado em 2010. Trechos do parque foram assentados sobre uma antiga floricultura municipal onde se preservou a cobertura vegetal antes existente, com árvores nativas e cinquentenárias. O restante do parque foi assentado sobre uma área antes abandonada.

O parque conta com: pista de caminhada, pista para ciclismo/patins, caramachões, um mirante que dá vista para todo o parque, pequeno bosque, teatro de arena, área de ginástica para pessoas da 3ª idade, banheiros, quiosques, orquidário, centro de estudos ambientais, lanchonetes e área de lazer para as crianças.

Praça Bom Jesus

A Praça Bom Jesus, é o mais tradicional cartão-postal de Anápolis, construída em meados do século XX. A Praça passou por uma reforma em 2012, sendo preservado seu traçado original, conservando a identidade e a memória do patrimônio público, assim como foram mantidos o prédio onde funciona a Secretaria Municipal de Cultura, tombado como Patrimônio Histórico da cidade.

Catedral do Bom Jesus da Lapa

A Catedral do Bom Jesus da Lapa, tem sua história iniciada no começo do século XX, quando em Anápolis, viveu uma baiana negra, de nome Terezona (Maria Tereza de Jesus), lavadeira de roupas. Ela trouxe uma estampa do Senhor Bom Jesus da Lapa, introduzindo a devoção ao Filho de Deus. A cada ano, os devotos foram aumentando, acarretando o crescimento da arrecadação monetária. Percebendo o crescimento da devoção, o então Vigário da Paróquia de Santana, o espanhol Henrique Isquerdo de Oliver, encampou a festa do Bom Jesus, atraindo-a para a Igreja Matriz, em 1913. A construção da capela do Bom Jesus teve início no ano de 1914, sendo que a primeira festa realizada foi em 1916.

Parque JK

O Parque JK foi um dos primeiros locais de lazer de Anápolis. Possui um amplo lago e uma Arena Municipal de Esportes Radicais. Localizado no Centro de Anápolis, o Teatro Municipal conta com 470 lugares para o publico em geral. O espaço conta com completa estrutura para realização de eventos culturais. O parque da liberdade está situado numa área de preservação ambiental com extensão de 25 mil m², com uma moderna estrutura. O local conta com pista de caminhada de piso permeável, lago com cascata, pontes e deck de madeira ao redor. Para as atividades de lazer foram instalados playground e estações de ginásticas para todas as idades. Além disso, há uma praça de contemplação com bancos, mesas. O espaço também foi todo arborizado e recebeu iluminação adequada para segurança dos visitantes.

Ginásio Internacional Newton de Faria

O Ginásio Internacional Newton de Faria é o principal centro multiesportivo de Anápolis. Está localizado ao lado do Brasil ParkShopping. Já sediou eventos importantes de âmbitos nacional e internacional, sendo o principal deles o Grand Prix de Futsal Masculino, em 2009 e 2010. Conhecida como Praça do Avião – devido ao Mirage ali exposto – a Praça Americano do Brasil foi construída sobre um antigo cemitério. Com a vinda da Estrada de Ferro e a inauguração da Estação Ferroviária em 1935, o cemitério foi transferido para uma região do bairro São Jorge.

Museu Histórico de Anápolis

O Museu Histórico de Anápolis “Alderico Borges de Carvalho”, respaldado na concepção da museologia social, tem como objetivo divulgar as pesquisas que são feitas sobre a história da cidade, levando ao município informações sobre o seu passado. Tais informações fornecem elementos para a população entender o seu presente e apontar caminhos para o seu futuro.
Nayla Mayara – Roteiros BR

Anápolis - Roteiros BR

Marcadores

Não há comentários ainda.

Seja o primeiro a avaliar “ROTEIRO – ANÁPOLIS – Goiás”

Sua nota para esta escola
Escolha para avaliar