Descrição

Para quem está planejando uma visita para a região metropolitana de Goiânia, precisa conhecer mais sobre esta cidade. Com uma população relativamente pequena de 8,958 habitantes esta incrível municipalidade conta com vários atrativos que a destacam do resto.

Portanto, é importante que saiba que os atrativos de Abadia de Goiás não se limitam unicamente a ir até os 20kms de distância que a separam de Goiânia para aproveitar os locais da capital. Também conta com os seus próprios atrativos que a destacam da vizinha pelo seu próprio charme. Então, o convidamos a que acompanhe a leitura e entenda mais ao respeito.

Assim, mesmo sendo uma cidade pequena com ar interiorano não precisa ir apenas naquela direção para conhecer mais, também pode ser uma ótima alternativa para entrar em contato com a natureza e aproveitar ao máximo as trilhas e córregos que por aí passam.

História de Abadia de Goiás

Algumas famílias em 1840 ganharam grandes terras do governo para a criação de gado e para o plantio de lavouras. À medida que novas pessoas chegavam à região, os coronéis dividiam suas terras em lotes. A autoridade da região era passada de pai para filho este administrava todos os bens deixados pelo pai.

A primeira casa do povoado foi construída em 1956, por Paulino Inácio Rosa e mais tarde seu filho Inácio Rosa (Badico), construiu o primeiro comércio e o primeiro loteamento. A princípio o nome do povoado seria Abadia dos Dourados em virtude do Ribeirão Dourados que se encontra próximo da região, mas a sugestão de Abadia de Goiás prevaleceu.

Em julho de 1962, iniciaram a construção de uma igreja para Nossa Senhora da Abadia e esta foi inaugurada em 15 de agosto de 1963 com a chegada da imagem da santa. Em janeiro de 1964, Badico construiu um clube na cidade e em dezembro de 1966 foi fundada a Irmandade do Apostolado do Sagrado Coração de Jesus pelo padre de uma das igrejas de Goiânia. Em 27 de dezembro de 1995, o município foi desmembrado de Aragoiânia, Trindade, Guapó e Goiânia conseguindo ser emancipado.

Desta forma, como pode observar Abadia de Goiás é uma excelente alternativa para conhecer um pouco mais sobre a própria história de Goiânia e do Estado. Desta forma, o incentivamos a que conheça alguns dos locais que valem a pena uma visita.

Parque Ecológico Telma Ortegal

A aproximadamente 1 km da região habitada da cidade, encontra-se o Parque Ecológico Telma Ortegal, que permite conhecer e pesquisar a natureza e o meio ambiente. Oferece eventos educativos e de pesquisas.

O surgimento deste local conta com uma história curiosa, já que é em decorrência a um acidente radiológico de Goiânia. Sendo assim, o Governo destinou que este local fosse de preservação ambiental dos arredores que estão no depósito radiativo.

Esta área é uma excelente alternativa para conscientizar sobre a importância de cuidar o meio ambiente. E também pela sua vegetação, embora limitada em decorrência ao seu passado.

Córrego das Pedras

Além de oferecer uma bela paisagem, é propício para banhos e passeios ecológicos. É excelente alternativa para aqueles que adoram um rolê de bike. Então, se gosta de aventura e de muita adrenalina é a pedida perfeita para fazer o seu dia mais animado.

Vale a pena ir com calma e caso prefira utilizar as trilhas também é importante conhecer os caminhos para não se perder. Contudo, é sem dúvidas uma excelente alternativa para passar o dia e aprender um pouco mais sobre a diversificada natureza da região.

Trilha de Abadia de Goiás – Pedro Cristo – Aragoiânia – Campos Dourados

Aqueles que gostam ainda mais de aventura precisam saber que existe uma trilha fantástica que vale muito a pena. Embora seja longa e conte com uma distância de aproximadamente 57kms também é uma alternativa excelente para encarar de bike.

Com pedaços de retas e também de córrego se torna uma aventura de tirar o folego. Portanto, vale muito a pena conhecer esta alternativa que vem ganhando cada vez mais destaque no mundo dos aventureiros.

Através deste passeio que dependendo do dia pode demorar mais da metade do dia, é possível encarar diversas paisagens, cenários, córregos, capinais, flores, entre outras coisas. Uma opção perfeita para pedalar com calma, botar a saúde em dia apreciando a natureza no seu alto ponto.

Abadia de Goiás

Conforme mencionamos no inicio deste artigo o que dá o nome à cidade é a própria Abadia de Goiás. Por esse motivo, também vale a pena dar uma visita para conhecer este ícone da fé.

Esta igreja bem tradicional com cores brancas e azuis, trazem um charme à cidade. Aproveitando para relembrar o seu passado religioso e tradicional. Embora a municipalidade conte com elementos de modernidade hoje em dia, é fundamental que entenda que uma forma excelente de brindar uma ponte ao seu passado mais antigo é uma excelente forma de passeio.

Além disso, um detalhe bastante importante sobre esta opção de turismo é que conta com uma pequena praça e um parquinho. Uma excelente alternativa para dar aquele ar de interior e passear um pouco com calma. Vale a pena tirar uma folga e tirar um respiro da sua rotina.

Culinária e hospedagem em Abadia de Goiás

Por último, é importante que quando estamos passando um tempo fora sempre aproveitamos a melhor oportunidade para conhecer um pouco da cultura onde nos encontramos. Por esse motivo, em questões de culinária Abadia de Goiás também é uma excelente alternativa para conhecer a gastronomia do estado.

Por esse motivo, vale a pena conhecer esta municipalidade de forma que saque o maior proveito para suas lembranças. Contudo, no quesito de hospedagem também é possível encontrar opções que se adaptem ao seu bolso e ao que precisa para que seja ainda mais memorável.

Desta forma, desejamos o melhor e que sua estadia seja completamente incrível. Caso ainda tenha recomendações para outros viajantes pode comentar a continuação para apresentar mais opções perfeitas para diversas pessoas. No mais, esperamos que consiga apreciar o melhor que o interior goiano tem para apresentar e entrar em contato com a natureza.
Nayla Mayara – Roteiros BR

Abadia de Goiás

Não há comentários ainda.

Seja o primeiro a avaliar “ROTEIRO – ABADIA DE GOIÁS – Goiás”

Sua nota para esta escola
Escolha para avaliar