Descrição

Aqueles que tem interesse por conhecer um pouco melhor o interior goiano apresentamos uma opção excelente que se encontra apenas a alguns quilômetros de Goiânia e vale muito tirar um tempo para conhecer. Estamos falando sobre Abadiânia, e o convidamos a continuar a leitura para saber mais ao respeito desta linda cidade.

Seja para se distrair ou unicamente como uma alternativa para descansar e aproveitar o ar de interior sem fugir muito da capital. Abadiânia é uma excelente alternativa para entender o que há de melhor nesta pequena cidade, porém que vale muito a pena conhecer um pouco do interior sem se afastar demais da civilização.

Conheça a história de Abadiânia

A origem do povoamento relaciona-se com romarias promovidas por dona Emerenciana, em devoção a Nossa Senhora da Abadia.

No início, as orações aconteciam em casa, depois, foi construída uma capela, em torno da qual se fixaram os primeiros habitantes, procedentes, na maioria das vezes, da cidade de Corumbá e do Estado de Minas Gerais. As famílias eram atraídas pela atividade religiosa e pelas terras férteis às margens do Rio Capivary e do Córrego Cururu.

No entanto, para aqueles que buscam não apenas conhecer a história do local, se não que desenvolver uma proximidade com os pontos turísticos e principalmente com a natureza, esta cidade também conta com seu próprio carisma. Portanto, o convidamos a que continue a leitura para saber mais ao respeito do que pode visitar nesta charmosa cidade.

Corumbá IV

A vista do lago da usina Corumbá IV nas proximidades do município de Abadiânia. Um dos principais pontos turísticos é o lago artificial formado pela usina hidrelétrica de Corumbá IV, que gera energia para a cidade de Brasília.

Porém, na cidade o lago não é usado para fins de abastecimento. Também não há uma área pública às margens do lago, restringindo o acesso aos proprietários de fazendas ou de lotes. Nas margens, os fazendeiros venderam lotes de terra e tem se formado uma pequena vila de casas ocupadas principalmente em feriados, recessos e em meses de férias.

Os donos são, predominantemente brasilienses e goianienses em busca de descanso do dia-dia estressante da cidade grande. No entanto, também existem rotas e passeios que permitem que aqueles que não contam com este tipo de residências também possam apreciar a natureza desta região. Além da facilidade recente para que este tipo de imóvel seja construído e ganhe destaque dentro deste local.

E, no caso de Abadiânia, vem em forma de turismo na beira do lago. Desde a inauguração de uma usina hidrelétrica na região, em 2006, o Lago Corumbá IV era visto apenas como um reservatório de água para geração de energia. Porém, nos últimos anos, a região tem visto o aumento no número de empreendimentos construídos ao redor dos 27,39 km² do lago só em Abadiânia.

Nos próximos anos, um único empreendimento deve investir R$ 15 milhões, aproximadamente, em um complexo que reunirá condomínios, ecoturismo e estrutura para atividades náuticas.

Assim como lembra, o diretor da empresa responsável pela implementação do novo atrativo, a vantagem é que a hidrelétrica local é “a fio d’água”, tecnologia que mantém suas águas em nível suficiente para produção de energia. “Os visitantes foram descobrindo, ao longo dos anos, que o lago é especial.

Para gerar energia não precisa descer o nível dele, por isso é sempre cheio e com águas transparentes, mesmo na temporada de seca”, explica o diretor. Com a previsão de inauguração de um clube privado para o final de janeiro de 2021, o Escarpas Eco Parque deve se tornar a primeira atração turística dessa cidade que, por 46 anos, tinha olhos apenas para orações e cirurgias espirituais

Além disso, no quesito de hospedagem também há muitos hotéis, pousadas e inclusive alugueis de temporada disponíveis nesta região. Tudo graças a sua excelente localização, vista e possibilidades de lazer. Hoje em dia, após algumas questões esta tem se tornado a opção para revitalizar o turismo da cidade.

Casa Dom Inácio de Loyola

Também outra grande atração da cidade é a Casa de Dom Inácio de Loyola, onde o famoso médium João Teixeira de Faria (que foi intitulado pela população de “João de Deus”) realiza suas operações cirúrgicas.

A casa recebe pessoas de diversas partes do mundo em busca de ajuda e tratamento. A cidade viu desaparecer uma das suas principais fontes de renda quando surgiram as primeiras denúncias de abuso sexual contra João Teixeira de Faria, conhecido internacionalmente como João de Deu. Mas depois da tempestade sempre vem a calmaria.

No entanto, este local também conta com outros visitantes e outras pessoas que acreditam no poder de cura, e acaba tornando-se uma excelente opção para aqueles que buscam um encontro ou uma descoberta mais especifica. Mesmo com o escândalo, os atendimentos continuam da forma que é possível, garantindo cuidado com os religiosos.

Culinária e Hospedagem em Abadiânia

Embora em tempos recentes possa ter sido marcada por ser uma cidade que foi o cenário de um escândalo, Abadiânia tem muito mais a oferecer do que um passado polémico por apenas um dos seus habitantes.

Por ter sido uma cidade acostumada a responder bastante procura de religiosos procurando cura, no quesito de culinária e hospedagem, Abadiânia não fica atrás de diversas cidades turísticas. Existe a possibilidade de conhecer diversos restaurantes que preparam pratos gastronômicos que vão do internacional a mais típico.

No quesito de hospedagem, também há diversas alternativas que cabem no seu bolso, orçamento e no seu proposito de viagem. Portanto, não importa se precisa de um hotel, pousada ou até aluguel de temporada. Há uma alternativa que certamente irá se enquadrar no seu bolso da melhor forma possível.

Contudo, um detalhe que precisa lembrar é que não importa o que estiver procurando em Abadiânia ou o motivo da viagem. O incentivamos a que entre em contato escrevendo um comentário que ajude outros viajantes a escolher os melhores locais para comer, se hospedar e até para visitar. Fazendo com que outros tenha experiências incríveis da mesma forma que você teve na linda cidade de Goiás.
Nayla Mayara – Roteiros BR

Abadiânia - Goiás

Não há comentários ainda.

Seja o primeiro a avaliar “ROTEIRO – ABADIÂNIA – Goiás”

Sua nota para esta escola
Escolha para avaliar