Descrição

Alta Floresta, conheça o melhor da biodiversidade em Mato Grosso

Amantes da natureza e curiosos ficam perplexos ao conhecer Alta Floresta, continue a leitura para saber mais

Neste texto abordaremos com mais detalhes algumas atividades para aqueles que irão visitar o município de Alta Floresta em Mato Grosso. Além disso, apresentamos curiosidades e tópicos do seu interesse para que sua viagem fique ainda mais inesquecível.

Uma visita a Alta Floresta é com certeza garantia de muita vegetação, animais e o auge da biodiversidade. É nessa cidade localizada na região Norte do estado de Mato Grosso que as ações turísticas se envolvem com a natureza e acabam resultando excelentes lembranças para todos os viajantes. Por isso, o convidamos a que continue a leitura e saiba o que pode fazer no local.

História de Alta Floresta

Alta Floresta é uma municipalidade do Estado de Mato Grosso, esta se encontra em um local onde há diversas atrações turísticas que se aproveitam da sua posição privilegiada no meio da natureza. Porém, para aqueles que adoram pesca esportiva, ecoturismo e observação de animais, é um verdadeiro paraíso.

A visita à cidade é uma ótima alternativa para aqueles que precisam de alguns dias fora e em desconexão total com o resto do mundo. Se encontra a 830 kms de Cuiabá, e conta com uma população de 49 164 habitantes.  Apresentando temperaturas húmidas e quentes durante o ano inteiro.

Contudo, é importante lembrar que esta região pela sua geografia conta com chuvas intensas durante o período de novembro a abril e a seca acomete no período de junho a setembro. E é justamente durante esta época o ano que a maior quantidade de animais podem ser observados, graças a sua boa visibilidade e temperaturas mais amenas.

A combinação de natureza e cenários incríveis não é novidade. Já que a cidade se encontra em um ponto estratégico onde pode ser considerado o início da Amazônia e o fim do Pantanal, assim como parcialmente próxima ao Cerrado. Assim, é possível conhecer três tipos de biomas em um mesmo local durante a sua visita.

Esta combinação de natureza, vegetação e temperatura acabam gerando diversos tipos de plantas e também de espécies que coabitam em harmonia neste local. Por isso, é um excelente local para todos os que adoram turismo ecológico e principalmente contemplativo.

Em questões históricas, vale ressaltar que os caminhos na mata em Alta Floresta foram desbravados com muito trabalho por volta de 1976. Sendo assim, é uma localidade relativamente recente e com um bom crescimento em questões turísticas.

Parque Estadual Cristalino

No ano de 2000 foi fundada uma das principais atrações de Alta Floresta que é o Parque Estadual Cristalino. Conta com 185 mil hectares de floresta cercada por lindos rios caudalosos. Foi feito com o intuito de preservar a região e toda a biodiversidade que alberga a região.

Nesta municipalidade é possível encontrar diversas espécies de peixes como tucunaré, piranha, entre outros. Além disso, é importante também é possível ver aves, borboletas, plantas, entre muitos animais como: macacos, capivaras, etc. Por esse motivo, a visita vale muito à pena para aqueles amantes da natureza, de trilhas e passeios. Através destes trajetos é possível  encontrar grandes paisagens e momentos que certamente irão ficar na sua memória da melhor forma possível.

Museu de História Natural de Alta Floresta

É um local que como seu nome indica é um local de apreciação da história natural da região. Porém, se destaca pelo fato de oferecer um projeto de pesquisa e extensão comandado diretamente pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Onde se reúnem diversos tipos de bens do patrimônio histórico e cultural.

Neste local é possível apreciar diversos tipos de itens de grande valor histórico como são fósseis, pedras, minerais e diversas peças arqueológicas que foram encontradas na região. Então, se gosta de história e também de arqueologia vale a visita.

Casa do Artesanato

Um outro local para uma visita em Alta Floresta que vale muito a pena é a Casa do Artesanato. Embora se destaque pela arte, por peças trabalhadas na região, além de luminárias e uma decoração impecável. Também tira o folego com as suas belezas naturais que combinam excelentemente bem com o restante do local.

Caso goste de passeios cheios de charme e que também não deixem de entrar em contato com a natureza esta é uma excelente alternativa. Principalmente se for um amante da arte e da cultura local, já que é uma excelente forma de conhecer mais ao respeito e da história dos seus habitantes.

Chácara Recanto das Orquídeas

Este local é excelente para um passeio daqueles amantes de flores e plantas, é regido pelo controle de bióloga Apolônia Grade. É um local excelente para visitar orquidários, fragmentos de floresta, entre muitos exemplares de flores ornamentais. Além de uma excelente gama de bichos e espécies de diversos tipos.

Alojamento

Caso esteja procurando um bom local para sua estadia enquanto está em Alta Floresta. É importante que saiba que há diversas alternativas que vão desde hotéis a pousadas. Contudo, vale a pena escolher uma daquelas que se enquadre melhor no seu orçamento e também no que deseja para sua experiência.

Na cidade, muitas opções de alojamento contam com a possibilidade de ficar beira à rio. Uma excelente alternativa de descanso, contato com a natureza e que rende diversas fotografias de qualidade. Resta apenas escolher o que se adapte ao que deseja da melhor forma possível.

Culinária em Alta Floresta

Alta Floresta é um local que, embora tenha um grande contato com o coração da floresta e das espécies mais bonitas do nosso país, também é uma cidade com uma população de um tamanho razoável. Além de claro, infraestrutura que corresponde para que os visitantes tenham uma ótima experiência.

Sendo assim, o quesito de culinária e gastronomia não fica para atrás. Em Alta Floresta há diversas alternativas de todos os tipos de pratos e sabores. Podendo encontrar desde pratos feitos até pizzarias ou locais mais luxuosos. Vale a pena conhecer tudo o que a cidade oferece de melhor ao respeito.
Nayla Mayara – Roteiros BR

Cidade de Alta Floresta - Mato Grosso

Não há comentários ainda.

Seja o primeiro a avaliar “ROTEIRO – ALTA FLORESTA – Mato Grosso”

Sua nota para esta escola
Escolha para avaliar