Descrição

Alto Araguaia. Perfeito para os amantes da natureza

Mato Grosso é um local de visita perfeito para todos aqueles que adoram natureza, e aventura.

Neste texto, iremos abordar mais ao respeito de uma pequena cidade que se encontra em Mato Grosso chamada Alto Araguaia. Este local é conhecido pelas suas diversas cachoeiras e por contar com paisagens de tirar o folego, acompanhe o resto do texto para saber mais a respeito.

Contudo, é extremamente fundamental que tenha uma boa guia para saber curtir os seus dias fora neste paraíso da natureza. Assim, caso esteja procurando o que fazer em Alto Araguaia ou simplesmente esteja entre suas opções para uns dias de descanso. O convidamos a que leia até o final.

História de Alto Araguaia.

Alto Araguaia é uma municipalidade que se encontra em Mato Grosso. É uma cidade que consta com aproximadamente 19 mil habitantes e recebe o seu nome diretamente da Santa Rita o Araguaia. Além do rio que divide os estados de Mato Grosso e Goiás.

Esta cidade foi criada após grandes conflitos entre garimpeiros que iniciaram no começo do século passado. Se encontra a 415 kms de Cuiabá e a 515 de Goiânia, assim, é uma boa alternativa para aqueles que buscam fugir um pouco da rotina e estar em contato com a natureza.

Em questões de clima, é bastante variado devido às regiões montanhosas. É possível que durante o inverno chegue próximo a 0° Graus, e já no resto do ano as temperaturas mais amenas e quentes são de rotina. Este local é conhecido pela natureza, e principalmente as quedas de água que contam com sua beleza única.

Desta forma, é importante que saiba que Alto Araguaia é uma cidade perfeita para um retiro no meio da natureza. Permitindo que se adentre em diversos passeios ecológicos que serão fundamentais para descansar e entender mais ao respeito da cultura local, da natureza exuberante do nosso país, entre outras coisas.

Cachoeira Couto Magalhães

Provavelmente a joia da coroa de Alto Araguaia é sem sombra de dúvidas a Cachoeira Couto Magalhães. Já que é uma paisagem incrível e perfeita com um percurso cheio de aventuras. Por esse motivo, se adora uma trilha e cenários naturais com certeza será o seu passeio favorito na região.

No entanto, antes mesmo de se dirigir até a Cachoeira Couto Magalhães é fundamental que entenda que este percurso é bastante intrincado, a trilha é complexa e a vegetação é muito espessa. Contudo, é necessário que tome cuidado durante o trajeto para que não exista nenhum tipo de acidente.

Neste cenário perfeito para os amantes da natureza conseguirá encontrar uma cachoeira enorme com uma vista espetacular e uma grande vegetação. Porém, com certeza será inesquecível para tirar umas fotos inigualáveis. Por esse motivo, vale muito a pena ter cuidado, preparação adequada e se preparar para uma excelente aventura.

Gruta da Gota Santa

Um complexo de grutas e cavernas incríveis encontradas em Alto Araguaia. Segundo as histórias da região este local conta com propriedades medicinais a água. Sendo assim, muitas pessoas acabam recorrendo a entrar em contato com os mananciais com o objetivo de se curar. Inclusive, em ocasiões é possível ver pessoas em carreatas até o local. Já que as histórias dizem que as pessoas que se banham na água, conseguem sair andando.

No entanto, esse não é o principal foco da Gruta da Gota Santa conta com uma beleza natural excepcional onde é possível tomar banho e apreciar o local com calma. Porém, vale lembrar que o acesso até o local é um tanto intrincado e está um pouco afastado do centro. Então, é possível que encontre mata fechada, muitas subidas e descidas, porém o silêncio e a água refrescante irão compensar o trajeto complicado.

Salto das Três Quedas

Outra atração que chama muito a atenção dos turistas é o Salto das Três Quedas. Para chegar ao local é necessário atravessar mata fechada em diversos pontos e uma trilha um tanto complexa. Contudo, após 10 minutos de caminhada o resultado é excelente.

O local conta como principal característica de ter o sol refletindo na água, brindando um ar natural e muito autêntico. Além de ser possível ficar dentro da água durante longos períodos devido a sua calmaria. Por isso, é importante que aprecie a beleza natural e se aventure dentro das águas.

Cachoeira do Pedrisco

Os amantes das quedas de água têm os seus sonhos atendidos em Alto Araguaia já que há mais uma alternativa. Para chegar até a Cachoeira do Pedrisco é necessário percorrer um acesso complicado, porém ao chegar no local conseguirá uma visão magnifica da paisagem, água limpa e também transparente.

É uma excelente opção para quem gosta de tomar banho em locais naturais, porém não muito fundos. Assim é fundamental que se lembre durante sua visita de ir o máximo que conseguir durante a estrada e continuar a trilha de 10 minutos por dentro da mata para chegar até o destino. Se prepare, e encontrará um visual inesquecível que ficará para sempre nas suas lembranças.

Hospedagem em Alto Araguaia.

Finalmente, se estiver convencido que Alto Araguaia vale a pena sua visita, é importante que encontre o melhor local para passar o seu tempo na cidade. Por isso, recomendamos que pesquise entre os diferentes hotéis da região, já que há diversas alternativas para todos os gostos e principalmente bolsos.

Desta forma, é importante que sempre pesquise o que melhor se enquadra em Alto Araguaia para que seu descanso e experiência seja ainda mais completa.

Culinária em Alto Araguaia.

Antes de ir até Alto Araguaia saiba que pode ficar tranquilo em relação à culinária. Já que a cidade conta com diversos comércios locais que podem saciar a sua fome após os passeios naturais. Além de ser uma ótima opção para entrar em contato com a comida local, e principalmente com a cultura da região.

Finalmente, não se esqueça de contar mais sobre sua experiência e recomendações para que outros leitores se aproveitem dos seus conhecimentos sobre esta cidade maravilhosa e muito natural
Nayla Mayara – Roteiros BR

Cidade de Alto Araguaia - Mato Grosso

Não há comentários ainda.

Seja o primeiro a avaliar “ROTEIRO – ALTO ARAGUAIA – Mato Grosso”

Sua nota para esta escola
Escolha para avaliar