Galeria

Descrição

Alto Garças: O local perfeito para as cachoeiras

Conheça mais sobre este local no interior de Mato Grosso

O interior de Mato Grosso tem muitas histórias para contar, principalmente em questões de natureza. Portanto, se busca o que fazer para um final de semana fora com a família, ou simplesmente para se reconectar com a natureza, recomendamos que conheça Alto Garças.

História Alto Garças

O município é de origem bastante recente, o desbravamento, propriamente dito de suas terras e a sua consequente formação populacional está intimamente ligada à atividade garimpeira, a qual começou a se desenvolver na região a partir de 1919, com a chegada dos primeiros aventureiros do garimpo, sedentos de valiosíssima pedra ali existente: o diamante.

Entretanto, o desenvolvimento do município, que no decorrer de sua história evolutiva passou pela denominação de São Vicente do Bonito, São Vicente e finalmente, Alto Garças, não se limitou apenas à extração mineral, mas baseou-se também no florescimento da agropecuária, que proporcionou um grande impulso à região e hoje graças ao cultivo da soja, do algodão, da brachiaria entre outros cultivos, o município encontra-se em pleno desenvolvimento.

Em 3 de fevereiro de 1933, o município foi elevado à categoria de distrito, pertencente ao município de Santa Rita do Araguaia, durante este período, o seu progresso foi marcante, muito embora a sua duração tenha sido uma tanto efêmera, devido a um incidente ocorrido por questões de terras, fato este que provocou o êxodo de sua população e consequentemente, a estagnação de seu desenvolvimento. Desta forma, somente em 1953, Através da Lei nº 1660, no dia 10 de dezembro, que Alto Garças passou a figurar como município.

O que fazer em Alto Garças

O seu principal destaque em questões de turismo são as cachoeiras como a de São Vicente, a do ribeirão da Onça ou inclusive a de Cafezinho. No entanto, vale a pena saber que no município de Alto Garças há 5 cachoeiras cada um com o seu atrativo.

Cachoeira do Lageadinho está a 2 km do centro, já Cachoeira Água Emendada conta com uma impressionante queda de 48 metros de altura, porém a 35 km da cidade. Um poutro ponto de destaque é a nascente do rio Garças que é um dos mais belos do estado.

Para aqueles que adoram pescaria vale a pena ir na época da Semana Santa  acontece a tradicional expedição rio Garças / Alcantilado, onde um grupo de amigos formado por profissionais liberais, vereadores, empresários, sojicultores, funcionários públicos, fazendeiros, entre outros, navegam durante três dias, tendo finalidade o cunho social onde são distribuidos ovos de páscoa para as crianças das comunidades Ribeirinhas, e também orientando sobre a preservação do meio ambiente, não deixando
Nayla Mayara – Roteiros BR

Cidade de Alto Garças - Mato Grosso

Não há comentários ainda.

Seja o primeiro a avaliar “ROTEIRO – ALTO GARÇAS – Mato Grosso”

Sua nota para esta escola
Escolha para avaliar