Descrição

Conheça os Hotéis & Pousadas que a Roteiros BR indica a você em Aparecida de Goiânia!

Aparecida de Goiânia nasceu em uma época de mudanças sociais como um todo, no entanto, a questão religiosa ainda era forte em autoridade política no Brasil. Assim, foi em março de 1922 que uma missa foi realizada na Fazenda Santo Antônio, em Goiás, onde a população tinha a oportunidade de congregar e fazer as suas práticas religiosas.

História de Aparecida de Goiânia

O vigário que fez a missa foi Francisco Wand, que pertencia à congregação do Santíssimo Redentor. Na ocasião, o padre e o dono da propriedade, José Cândido de Queiroz, tiveram a ideia de construir um patrimônio que ficasse à disposição da Igreja Católica, foi aí que os fazendeiros da região uniram partes de terras para a edificação da obra.

Em maio do mesmo ano foi construído na propriedade um cruzeiro para a celebração dos atos católicos, e lá foi realizada a primeira missa oficial. No mesmo mês, a segunda missa marcou onde seria construída a capela da padroeira do arraial, posteriormente chamada de Igreja de Nossa Senhora Aparecida. Em 1932, já existia o vilarejo de Aparecida, que com o tempo passou a se chamar Arraial de Aparecida.

Vinte e dois anos depois, o local passa a ser o Distrito de Goialândia, que logo se desenvolveu e ganhou infraestrutura. Na década de 60, o distrito foi emancipado, passando a ser o município de Aparecida de Goiânia. Atualmente, a cidade é um importante polo econômico e industrial, mas nem só de negócios vive a cidade, ela é também um local onde se pode desfrutar de locais interessantes e ter ótimas experiências.

Música em Aparecida de Goiânia

Assim como a maioria das cidades do Estado de Goiás, Aparecida de Goiânia também tem grande admiração pelo ritmo sertanejo. Alguns festivais do gênero já são famosos e atraem centenas de pessoas, como o Goiás é Show e o Aparecida é Show, com música e rodeios. Mas outros gêneros musicais também podem ser ouvidos nos palcos da cidade. A vida noturna de Aparecida de Goiânia é conhecida ainda pelas várias opções de casas de shows, cafés e danceterias.

A cidade tem muitos festivais de música, como: Aparecida é Show, Goiás é Show, e Festival de Shows de vários gêneros musicais. Em aparecida também tem diversas casas de shows, conhecida por ser palco de gravações de DVDs de muitos Cantores Brasileiros. Vários bairros da cidade são marcados por vários tipos de estabelecimentos de atividade noturna como: bares, cafés, casas de espetáculo e danceterias que atendem aos mais diversos públicos, dos mais conservadores aos mais vanguardistas e irreverentes.

Arte

Os amantes da arte pedem visitar o Centro de Cultura José Barroso, além dos shows de música e solenidades, o local recebe feiras culturais e exposições diversas.No Espaço de Educação Ambiental Dalila Coelho Barbosa se pode participar de oficinas e recreação, em um auditório ao ar livre com mais de 100 lugares.

Memorial do Cerrado

O Memorial do Cerrado chama a atenção pela beleza, tem mostras de arte e cultura sobre a evolução histórica e social do planeta Terra e do cerrado.

Serra das Areias

A Serra das Areias é a mais importante reserva ambiental da cidade, um local de natureza exuberante, onde se pode desfrutar de quedas d’agua e nascentes.

Estação Ciência São José

A Estação Ciência São José é ideal para fazer caminhadas e demais esportes ao ar livre. Lá o visitante pode fazer a Trilha da Semente Peregrina e desfrutar das belezas do local.

Tangará Clube

O Tangará Clube oferece uma estrutura de lazer completa com praia artificial, piscinas, lanchonetes, brinquedos e uma extensa área verde. Outra opção é o Parque Cascavel, localizado no Jardim Atlântico, com lago, brinquedos, bancos e estrutura para esportes ao ar livre e lazer.

Secretaria de Cultura e Turismo

A Secretaria de Cultura e Turismo tem como principal objetivo a popularização, o resgate e a valorização da identidade cultural do município. Para isso, conta com espaços como o Centro de Cultura e Lazer José Barroso e a Casa de Musicalidade, além do palco móvel do projeto Ação Cultural, que visita pontos estratégicos da cidade, apresentando artistas de diferentes segmentos que atuam em Aparecida. Aparecida assim como Goiânia possui uma forte influência da música sertaneja.

Na culinária o uso do pequi e o da guariroba são comuns no arroz. A pamonha, a galinhada e o empadão goiano são alguns dos pratos típicos de Aparecida de Goiânia.
Nayla Mayara – Roteiros BR

Aparecida de Goiânia - Goiás

Não há comentários ainda.

Seja o primeiro a avaliar “ROTEIROS & ATRAÇÕES – APARECIDA DE GOIÂNIA – Goiás”

Sua nota para esta escola
Escolha para avaliar