Galeria

Descrição

Apiacás, conheça mais sobre o charme da cidade no norte de Mato Grosso

Apiacás é uma cidade no norte do Estado que se caracteriza pela sua origem geográfica. Já que está relacionada ao Rio Apiacás e a Serra dos Apiacás, feito por antropólogos, relacionado ao nome da tribo.

Este nome foi dado em relação à serra e do rio que homenageia a tribo Apiaká. Um povoado indígena caracterizado pela sua raiz tupi e sua pintura corporal, principalmente no rosto. No entanto, a região de Apiacás se destaca pelos recursos naturais infinitos.

O local foi colonizado através da Indeco/SA na pessoa de Ariosto da Riva. Porém, com a descoberta do ouro em meados de 1985, o então distrito de Alta Floresta começou a chamar a atenção, chegando a ter mais de 40 mil garimpeiros. O distrito chegou ao seu auge em 1988, quando tinha uma população de 60 mil pessoas entre garimpeiros, comerciantes, pecuaristas e todo tipo de profissão.

Em 1990, com a criação do Plano Collor, o ouro não era tão rentável e então começou a perder valor e a consequente crise no município perdurou por cerca de nove anos, quando o então prefeito Vaner Mechi (PMDB) deu incentivos a madeireiros e dividiu as terras onde hoje se conhece por comunidade arumã (zona rural) e ali reassentou diversas famílias e então, a partir de 2001/2002, o município voltou a crescer. E desde então a pecuária, agricultura familiar e extração madeireira são as principais atividades econômicas do município e há cerca de quatro anos o garimpo de ouro e o artesanato começaram a surgir como importante fonte de renda.
Nayla Mayara – Roteiros BR

Cidade de Apiacás - Mato Grosso

Não há comentários ainda.

Seja o primeiro a avaliar “ROTEIRO – APIACÁS – Mato Grosso”

Sua nota para esta escola
Escolha para avaliar