Descrição

Sua origem remonta ao início do século XX quando formou-se o povoado em torno de uma capela em homenagem a Nossa Senhora D’Abadia. A referida capela teria sido erguida para pagar uma promessa de duas beatas – Maria e Siliana – vindas da cidade de Tupaciguara-MG.

História de Buriti Alegre

A imagem da santa foi trazida da referida cidade e as terras foram doadas para se erguer o povoado às margens do Ribeirão das Antas. A cidade foi fundada principalmente por famílias provenientes da região do Triângulo Mineiro, tendo grande destaque na criação do gado Zebu.

Emancipou-se no ano de 1927 separando-se do município de Itumbiara.

O município se destaca na criação de gado, além do turismo e agricultura (principalmente da Banana Prata); o setor da agroindústria é o mais promissor atualmente.Uma das atividades que vem se desenvolvendo na regiao, a partir da instalação de uma grande empresa de abate de aves (BRF), é a avicultura. O povoado de Buriti Alegre originou-se de uma capela consagrada, em 1910, a Nossa Senhora d’Aparecida e construída na fazenda Buriti, por Marta Maria Luíza e Silvana, netas de Maria Teixeira. A imagem da Santa foi transferida da primeira capela, na fazenda de Vicente Maneco, em Goiás, para Tupaciguara-MG, por determinação do Padre Joaquim de Souza Neiva.

O que fazer na região

Anualmente, realizavam-se festas em louvor à Padroeira. Isso contribuiu para a construção de inúmeras palhoças no povoado, que se desenvolviam graças à fertilidade de suas terras e pastagens favoráveis à criação extensiva de bovinos. Uma área de 74 alqueires goianos foi dada por Dona Ana Rita do Espírito Santo para a formação do patrimônio. A partir dessa doação, Buriti Alegre cresceu rapidamente, tornando-se distrito, em 30 de junho de 1914, pela Lei Municipal nº 72, de Catalão. Recebeu categoria de Vila, em 24 de junho de 1920, pela Lei Estadual nº 654, instalando-se em 31 de julho do mesmo ano.

Buriti Alegre tem o privilégio de ter uma espécie de mar de água doce de Goiás, o Lago das Brisas (Lago de Furnas). Com dimensões comparadas a da Baia de Guanabara, ele fica a 27 quilômetros da cidade e já tem toda uma estrutura desenvolvida ao seu redor.Todos os finais de semana e principalmente nos feriados prolongados, milhares de pessoas ficam hospedadas nos hotéis e pousadas da região, e durante o dia, lanchas e jet-skis enfeitam a paisagem do local.

Artesanato: Sem dúvida, uma das características que mais destacam a população de Buriti Alegre da de muitas outras cidades em Goiás é o gosto pela arte. Pintores, escritores, artistas plásticos, cantores, dançarinos, etc, difícil é catalogar todas as pessoas que, de alguma maneira, levam a arte à cidade.

Cachoeiras e Saltos: De 3a 15 km da sede do muincípio.

Lago das Brisas : A 27 km da sede do município.

Ribeirão Mimoso: A 27 km da sede do município.
Nayla Mayara – Roteiros BR

Buriti Alegre - Goias

Não há comentários ainda.

Seja o primeiro a avaliar “ROTEIRO – BURITI ALEGRE – Goiás”

Sua nota para esta escola
Escolha para avaliar