Descrição

Emancipada em 9 de abril de 1992, quando desmembrou-se do município de Mambai, Buritinópolis projeta-se para o futuro acompanhando o despertar dos municípios do Nordeste goiano, há anos uma região esquecida e considerada a mais podre do Estado. Buritinópolis está a apenas cinco quilômetros da BR 020, entre os municípios de Alvorada e Simolândia, às margens do rio Correntes.

História 
A independência do município foi conquistada através da luta de seu povo. Buritinópolis ganhou a emancipação depois que a vontade popular foi manifestada em plebiscito. Antes de seu desligamento de Mambaí, o Distrito chamava-se Buritis. A nova denominação foi incorporada a partir da instalação do município.
Buritinópolis tem a maior área territorial de todos os municípios do Nordeste goiano. São 225 quilômetros quadrados de terras férteis e subsolo rico em minerais. A principal data comemorativa é o dia 26 de abril, em homenagem á realização do plebiscito que decidiu pela emancipação.

O que fazer

Como pontos turísticos e de lazer destacam-se os esportes aquáticos e o campismo nas margens dos rios Buriti e Correntes, com areias brancas e águas sem poluição. Para quem gosta de um turismo recheado de aventuras, uma boa opção é a escalada das serras que formam o relevo da região.
Pro sua proximidade com Simolândia, Alvorada do Norte e Mambaí, Buritinópolis mantém a tradição de comemorar as festas religiosas dos seus vizinhos. Na cidade, porém, continua a ser bastante animada a tradicional Festa de São João, cultivada pelos moradores desde à época em que o município era Distrito.
Nayla Mayara – Roteiros Br

Cidade de Buritinópolis - Goiás

Não há comentários ainda.

Seja o primeiro a avaliar “ROTEIRO – BURITINÓPOLIS – Goiás”

Sua nota para esta escola
Escolha para avaliar