Descrição

Em Cachoeira Dourada, município que localiza-se na região Sul de Goiás, o lago formado pela represa da hidrelétrica do mesmo nome, no rio Paranaíba, transformou-se em outra atração turística que acrescenta algo singular as suas belezas naturais, pois junto existe uma fonte de água termal.

O que fazer
Desfruta-se portanto dos prazeres com o magnífico lago e das águas quentes, onde foi implantado a estrutura do Iate Termas Clube.
O município de Cachoeira Dourada está a 232 quilômetros de Goiânia, na divisa com Minas Gerais e a 30 quilômetros de Itumbiara. Há ainda o Hotel Eldorado.
Os antigos moradores têm uma versão muito bonita sobre a origem do município de Cachoeira Dourada. Contam que logo acima da cachoeira existia uma ilha transformada em cemitério pelos índios caiapós. Sepultados dentro de um pote com todos os objetos particulares, os índios tinham suas almas protegidas por um arco-íris formado pelo brilho do sol em contato com a água da cachoeira.
Após o sepultamento, os índios contemplavam o arco-íris e rogavam a Ituverava (Cachoeira Dourada em caiapó) que protegesse seus filhos que “vão neste solo ensolarado”. Já outros acreditam que o nome Cachoeira Dourada provém da grande quantidade de peixe que existia no rio Paranaíba à época.
Controvérsias à parte, Cachoeira Dourada é hoje um dos mais importantes pontos turísticos do Estado e um dos maiores produtores agrícolas de Goiás. As culturas de milho, soja, algodão e arroz são as que predominam. Sede da Hidrelétrica de Cachoeira Dourada, o município tem o privilégio de possuir clubes termais de água salgada, uma raridade nacional que tem atraído milhares de turistas de todo o País.
Cachoeira Dourada teve sua origem do município de Itumbiara. O desmembramento deu-se através de Lei assinada em 14 de maio de 1982 pelo então governador Ary Valadão. A instalação do município deu-se em 1º de fevereiro de 1983.

História
O povoado teve início em 1938, quando os pioneiros Eurípedes Paes Leme e outro fazendeiro, historiado apenas pelo nome de Sr. Bernardes, doaram 40 alqueires para a formação do patrimônio. Os dois construíram uma capela e logo começaram a surgir casas ao redor.
Em 1954, com o início das obras da Usina Hidrelétrica de Cachoeira Dourada, o lugar passou a ser muito procurado por pessoas vindas de todas as regiões do País. A elevação de povoado a Distrito aconteceu em 1962.
Hoje as belezas do município e as riquezas de suas águas transbordam de orgulho os corações dos cachoeirenses.

Conheça o Lago Dourado
Da construção da hidroelétrica emergiu o magnífico Lago Dourado, com aproximadamente 65km2, perfeito para a prática de esportes náuticos como jet-ski, esqui, canoagem e banana-boat. Embora muito simples e despretensiosa ainda a exploração das águas quentes e salgadas fascina e atrai os visitantes de nossas termas pelas especiais propriedades da água quente e salgadas de seu lençol, constituída de diversos elementos químicos, tais como sódio, magnésio, lítio, enxofre, fósforo, cloro, com uma temperatura que varia entre 38 e 47º C, que brota naturalmente do solo, curativa de vários males reumáticos.

Balneário Eldorado Parque das Águas Ademar Vieira : Praia artificial, Lago do Rio Paranaíba
Iate Termas Clube : Água termal e salgada

Lago de Cachoeira Dourada : Localizado no Rio Paranaíba com uma extensão de 65 km. Formado pela barragem de Cachoeira Dourada,onde foram descobertas as delícias das águas quentes e salgadas que agora começam se trasformar em fenômeno de considerável atração turística, com temperatura média de 38ºC, de diversos efeitos terapêuticos. Esportes náuticos podem ser praticados,tais como: jet ski, seadoos, caiaques e barcos, ao redor do lago existem áreas de camping com infra-estrutura completa para receber os turistas de forma bem acomodada.
Nayla Mayara – Roteiros BR

Cidade de Cachoeira Dourada - Goiás

Não há comentários ainda.

Seja o primeiro a avaliar “ROTEIROS & ATRAÇÕES – CACHOEIRA DOURADA – Goiás”

Sua nota para esta escola
Escolha para avaliar