Descrição

Os pioneiros desembarcaram na região em 1858. Foram o mineiro Pedro Paulo de Siqueira e irmãos. Em 1888 chegou a vez de outro mineiro: Manoel José de Castro. A história, porém, registra que foi o padre Joaquim Cornélio Brom o fundador da cidade, quando de uma de suas visitas à terra de alcaçuz (nome que designa uma planta medicinal encontrada em grande quantidade pelos primeiros povoadores da região).

História
A ideia materializou-se com a reunião de 20 de outubro de 1917, na Fazenda de Ildefonso Carneiro Guimarães, quando se constituiu o patrimônio do Sagrado Coração de Jesus. Tornou-se Distrito em 1924 e município no dia 16 de setembro de 1953.
Caçu conta com uma população de 9.507 habitantes. Está localizada na microrregião da vertente goiana do rio Paranaíba, a 330 quilômetros de Goiânia, via Rio Verde. A base econômica do município é a agropecuária, com a criação de bovinos e suínos e as culturas de arroz, milho e algumas fábricas de móveis e pré-moldados de cimento.
A festa do Sagrado Coração de Jesus é a mais comemorada, ao lado do aniversário da cidade, no dia 20 de outubro. O salto do Enoque, Mariano e o rio Verdinho, são os principais pontos turísticos do município.
A cidade é cortada pela GO-206 e tem no escritor José Faria Nunes e no ator Mariano de Santos Olombrada, suas principais expressões artísticas. No município há 29 escolas, 22 municipais na zona rural e três na urbana e quatro escolas estaduais.
O que fazer
O município de Caçu dispõe de atraentes opções para os apaixonados pela natureza. Na cidade estão as manifestações que atraem centenas de visitantes, fato que acaba por contribuir para o fortalecimento turístico da cidade, a exemplo da Expo Caçu, que recebe milhares de visitantes.
Rio Claro, o salto Manoel Franco, no rio Claro, é uma das paisagens rurais mais belas de Caçu. Sua beleza atrai turistas de todo o Estado.
Festas Folclóricas, a cultura popular tem ganho destaque em Caçu com as tradicionais festas juninas e as Folias de Reis, uma das mais originais manifestações folclóricas do Estado.
As principais rendas da cidade são, comércio, agropecuária; arroz, milho, soja; o gado (bovino) para o corte tem predominância sobre o gado leiteiro (este, com fornecimento para os laticínios da CAPRIL, ABC e ARAGUAIA, instalados na cidade, dentro da mais alta tecnologia e assistência).
Atualmente está em andamento duas usinas hidrelétricas que vão ser construídas no Rio Claro, e que farão com que a cidade de Caçu aumente consideravelmente a sua população. Com essas usinas e a extensão da UEG de Quirinópolis, a cidade de Caçu almeja ser uma das melhores cidades do extremo sudoeste goiano para se viver.
Salto Manoel Franco: O salto Manoel Franco no rio claro,é uma das paisagens rurais mais belas de Caçu.
Nayla Mayara – Roteiros BR

Cidade de Caçu - Goiás

Não há comentários ainda.

Seja o primeiro a avaliar “ROTEIROS & ATRAÇÕES – CAÇU – Goiás”

Sua nota para esta escola
Escolha para avaliar