Galeria

Descrição

Localiza-se a uma latitude 13º53’58” sul e a uma longitude 59º08’51” oeste, estando a uma altitude de 650 metros. Sua população estimada em 2010 era de 5 124 habitantes. O município foi criado em 1994, tendo sua área territorial desmembrada de Comodoro.

É limitado a oeste pelos municípios de Nova Lacerda e Comodoro, a sul por Conquista d’Oeste e a leste por Tangará da Serra e Sapezal. Possui uma área de 6804,577 km².

História

O nome no município é uma homenagem ao coronel latifundiário Júlio José de Campos, e uma alusão à singularidade dos campos que abrangem o território do município. Uma topografia plana, bonita com terras férteis e próprias ao cultivo da soja. Antes de ser colonizada, esta área foi povoada pelos índios Nambikwára e pelos Enawenê-nawê, que ainda consideram como sagrado parte deste território, por seus antepassados terem vivido nesta região.

Quando surgiu a ideia de se colonizar a região que compreende atualmente o município de Campos de Júlio, quem governava Mato Grosso era Júlio José de Campos, tradicional político mato-grossense que já foi prefeito municipal em Várzea Grande, deputado federal por duas vezes e senador.

O início da colonização deu-se através da atuação de Valdir Massuti, que trouxe à região dezenas de famílias sulistas. Formou-se um povoado, tendo a sua volta milhares de hectares de plantações de soja, a economia que sustenta a região.

A Lei Estadual nº 5.000, de 13 de maio de 1986, criou o distrito de Campos de Júlio, sancionada pelo governador Júlio José de Campos. A Lei Estadual nº nº 6.561, de 28 de novembro de 1994, criou o município de Campos de Júlio.
Nayla Mayara – Roteiros BR

Cidade de Campos de Júlio - Mato Grosso

Não há comentários ainda.

Seja o primeiro a avaliar “ROTEIRO – CAMPOS DE JÚLIO – Mato Grosso”

Sua nota para esta escola
Escolha para avaliar