Galeria

Descrição

A fundação de Campos Verdes deve-se á descoberta de uma Jazida de esmeraldas, uma das maiores do mundo. Foi em 1981, quando do petroleiro Diolino Gonçalves da Silva a encontrou. Os principais exploradores foram Chico Moita e João Mecânico que tentaram vender as pedras verdes encontradas como se fossem turmalinas.
A notícia de que as pedras eram esmeraldas logo se espalhou, atraindo centenas de pessoas para o local, que passou a ser conhecido como “Garimpo”, pertencente ao município de Santa Terezinha de Goiás. Liderado pelo primeiro médico do local, Virmondes Vieira Machado, os moradores começaram a aspirar a emancipação do Distrito.
Depois de um plebiscito, o local foi emancipado, em 30 de dezembro de 1987, ganhado, por sugestão de Virmondes, o nome de Campos Verdes. Foi o médico Virmondes o primeiro prefeito do município.
Campos Verdes possui cinco escolas na zona urbana e nove na zona rural. Sua população é de 11.922 habitantes, a maioria no Norte goiano a 310 quilômetros de Goiânia.
A base econômica é a extração de esmeraldas. As pedras são de ótima qualidade e exportadas para vários países. As jazidas de esmeralda são as principais atração turística do município.
Na área cultural destacam-se o pintor e serigrafista Jarbas e a professora Sonilda Aparecida de Fátima, que escreveu a história do município.
Minas e Perfurações de Esmeraldas são atrações que fascinam o visitante.
Nayla Mayara – Roteiros BR

Cidade de Campos Verdes - Goiás

Não há comentários ainda.

Seja o primeiro a avaliar “ROTEIRO – CAMPOS VERDES – Goiás”

Sua nota para esta escola
Escolha para avaliar