Descrição

Cocalinho é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 14º23’50” sul e a uma longitude 50º59’45” oeste, estando a uma altitude de 241 metros.

Sua população estimada em 2004 era de 5 386 habitantes.Tem sua área delimitada pelo Rio Araguaia, possuindo dessa forma grande interesse turístico. O turismo praticado é o camping e a pesca esportiva
.Possui uma área de 16.538,832 km².

Cocalinho, tem-se beneficiado indiretamente do turismo no Araguaia e apresenta uma atração inédita na região: duas cavernas, em formações calcáreas, com águas subterrâneas cristalinas. Pouco conhecida, pouco mapeada, para visitar é preciso estar devidamente preparado e utilizar-se de guias locais. As formações são pouco conhecidas e até pouco tempo não havia plano de manejo para as cavernas, que têm a boca em um lago azul.

Desconhecidas, sem plano de manejo, são duas belas cavernas que têm a entrada em um lago azul, na planície do Araguaia, a alguns quilômetros de Cocalinho (MT). Não estavam, até início de 2003, entre as cavernas topografadas da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) no Mato Grosso, mas é conhecida de guias amadores na cidadezinha. Só dá para ser visitada, com todo cuidado, na época da seca, entre junho e setembro. Na temporada das águas no Araguaia, o lençol sobe e para entrar somente com equipamento de mergulho e iluminação sub-aquática. Formação calcárea, o que dá o efeito azul à água. Da cidade roda-se por estradinha de terra, depois caminha-se um bom tempo até chegar ao lago, na boca das cavernas.
Nayla Mayara – Roteiros BR

Cidade de Cocalinho - Mato Grosso

Não há comentários ainda.

Seja o primeiro a avaliar “ROTEIRO – COCALINHO – Mato Grosso”

Sua nota para esta escola
Escolha para avaliar