Galeria

Descrição

Grandes dificuldades enfrentaram os pioneiros de Colniza. O maior entrave sempre foi a dificuldade nas comunicações, tratando-se de vias de acesso e telefonia, visto que neste final de milênio o município já instalado possui apenas um posto telefônico.
O município foi criado através da Lei Estadual nº 7.604, de autoria do deputado Pedro Satélite, com território desmembrado do município de Aripuanã, até então o maior município do Estado de Mato Grosso. Nas eleições municipais de 03 de Outubro de 2000 a comunidade escolheu Nelci Capitani para comandar o executivo colnizense.

Por ocasião da tramitação da documentação sobre a consulta plebiscitária para criação do município o deputado Pedro Satélite justificou a ação em função da distância do então distrito de Colniza do município-mãe Aripuanã, que é de 200 quilômetros. Outro fator de distância considerável são os 1.200 kms de Cuiabá à Colniza. Esta documento foi redigido em 25 de Abril de 1995, e hoje são 139 municípios instalados em Mato Grosso. A consulta plebiscitária foi um sucesso, pois o povo disse sim nas urnas.
Ainda no período que antecedeu a criação do município, várias ações se desenvolveram no sentido de sensibilizar as autoridades do Estado de Mato Grosso para  virarem os olhos para a distante Colniza.

Dentre os muitos documentos que chegaram à Assembléia estão o de Joab F. Mendes, presidente da Igreja em Colniza, em 18 de Junho de 1994, onde relata a dificuldade que as 4.500 pessoas que moravam no distrito, naquela época passavam.
Também a Associação de Pequenos Produtores Rurais de Colniza, representado por Cícero Antônio dos Santos, no mesmo período enviou correspondência ao então deputado Jaime Muraro versando sobre o mesmo assunto.

Ainda foi registrado documentos da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Vale Roosevelt e Produtores Rurais do Projeto Filinto Muller, que traziam os seguintes nomes: Aldori Ferreira Jandrey, André Pereira de Araújo, Leandro Zitkoski, Daniel Inácio Silva, Ebaneis da Silva Mello, Altamiro Girardi, José Oliveira de Souza e Toninho da Areia – todos querendo a criação do município.
Nayla Mayara – Roteiros BR

Cidade de Colniza - Mato Grosso

Não há comentários ainda.

Seja o primeiro a avaliar “ROTEIRO – COLNIZA – Mato Grosso”

Sua nota para esta escola
Escolha para avaliar