Galeria

Descrição

A cidade de Confresa, localizada no estado de Mato Grosso (MT), foi fundada no ano de 1993. A localidade está em uma altitude de 240m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 22.375 habitantes. A área total de Confresa é de 5.819,7km², e sua densidade demográfica é de 3,84hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Confresa-MT é 78652-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização

HISTÓRIA DA CIDADE

A primeira denominação do núcleo de povoação que originou o município de Confresa foi Vila Tapiraguaia, uma fusão dos termos Tapirapé e Araguaia. Tratava-se de referência geográfica aos Rios Tapirapé e Araguaia, tributários formadores da Bacia do Tocantins.
A Colonizadora Confresa era dirigida por José Carlos Pires Carneiro e José Augusto Leite de Medeiros,  mineiros estabelecidos em São Paulo. Vislumbraram, na década de setenta, o surgimento de uma cidade na região.
Com o passar dos tempos, a Vila Tapiraguaia foi mudando de nome. As pessoas chamavam o local de  Confresa, numa alusão à colonizadora, consolidando essa denominação, que posteriormente foi acatada oficialmente.
A empresa colonizadora vendeu inúmeros lotes, mas teve que enfrentar invasões, tanto urbanas quanto rurais, principalmente nas glebas Independente I, Independente II, Cantagalo e Jacaré Valente. Nas áreas rurais o Incra desapropriou parte das terras, legalizando-as mais tarde. Na área urbana, os lotes invadidos continuam com a documentação irregular, pois a companhia colonizadora está atuante, e não permite negociações sem sua interveniência.
Em 17 de Abril de 1990, pela Lei Estadual nº 5.908, foi criado o distrito de Confresa. O município foi criado pela Lei nº 5.908, de 20 de Dezembro de 1991.
Nay Mayara – Roteiros BR

Cidade de Confresa - Mato Grosso

Não há comentários ainda.

Seja o primeiro a avaliar “ROTEIRO – CONFRESA – Mato Grosso”

Sua nota para esta escola
Escolha para avaliar