Descrição

Anuncio

Conheça os Hotéis & Pousadas que a Roteiros BR indica a você em Goiânia!

Goiânia é a capital do estado de Goiás, localizada a 215 km de Brasília. A cidade destaca-se entre as capitais brasileiras por possuir o maior índice de área verde por habitante do Brasil, ultrapassada apenas por Edmonton no Canadá.

O que fazer em Goiânia

Teatro Goiânia, na região central da cidade, é um dos mais antigos espaços de artes cênicas da cidade. Teatros: Na área de artes cênicas, há vários teatros que exibem um pouco da cultura goianiense:

Centro Cultural Martin Cererê: localizado próximo à Praça Cívica. Neste local, é realizado vários tipos de eventos, como musicais, teatro, lançamento de obras literárias, dentre outras festividades. Centro de Convenções de Goiânia: está localizado o Teatro Rio Vermelho, tendo uma capacidade para mais de duas mil pessoas e nele acontecem vários tipos de eventos.

Centro Cultural Oscar Niemeyer: é um complexo de espaços culturais situado na região sul da cidade de Goiânia. O local abriga um teatro, um museu, uma biblioteca, bem como um monumento aos direitos humanos.

Os parques e a boa gastronomia fazem com que Goiânia tenha seu destaque no turismo, principalmente os de negócios, ao qual a cidade é referência no país, principalmente por conta do baixo custo de vida, da boa localização no Brasil e a boa infraestrutura urbana. Ao contrário de várias cidades na maior parte do Brasil, Goiânia não possui uma tradição carnavalesca e quando chega o carnaval a cidade fica vazia.

A maior parte da população então vai ao interior de Goiás, como Caldas Novas, Goianésia, Jaraguá, entre outros municípios. Uma das principais atrações da capital goiana são as feiras. Espalhadas em vários bairros, movimentam a cidade. A principal delas é a Hippie, a maior feira a céu aberto do Brasil.

Vários bairros da cidade são marcados por vários tipos de estabelecimentos de atividade noturna, dentre bares, cafés, casas de espetáculo e danceterias que atendem aos mais diversos públicos, dos mais conservadores aos mais vanguardistas e irreverentes.

A culinária goianiense possui as mesmas características encontradas em seu estado, possui forte ligação com as cozinhas mineira e baiana.

O uso do pequi e o da guariroba é comum no arroz. A pamonha, a galinhada e o empadão goiano são alguns dos pratos típicos da capital goiana. Pontos Turísticos: Conheça alguns dos principais pontos turísticos de Goiânia: Bosque dos Buritis: o parque mais central de Goiânia, cheio de pequenos animais, permite passeio por entre as alamedas cercadas de árvores. Horto Florestal: abriga o Lago das Rosas e o Jardim Zoológico.

É uma grande área verde que serve de lazer para famílias nos finais de semana. Parque Flamboyant: próximo ao estádio Serra Dourada, o parque possui dois lagos, pista para caminhada, pista para ciclismo e parque infantil, entre outras atrações. Feira Cora Coralina: acontece aos sábados, na tradicional Rua do Lazer, tem o nome de uma das mais ilustres poetisas do estado.

Conhecida como uma das cidades mais verdes do mundo, e sempre presente no ranking das melhores capitais brasileiras, Goiânia é rodeada de bosques, jardins, praças e muitas feiras de rua para divertir os visitantes. Quando ir à Goiânia: Se engana quem pensa que o verão é a estação mais quente em Goiânia (e a melhor para ir a cidade). A capital goianiense tem sol e calor o ano inteiro, mas é durante a primavera que fica tudo bem mais quente.

Durante essa época, vale o cuidado para os passeios ao ar livre devido a temperatura elevada e o clima abafado, então, se puder, programe sua viagem de forma que você possa aproveitar ao máximo o que a cidade tem a oferecer. Para aproveitar melhor todos os pontos turísticos de Goiânia, opte por viajar nos meses de abril, maio, junho, julho e agosto.

Nessa época, as temperaturas estão mais amenas e a chuva não atrapalha os passeios ao ar livre. Quem topa tudo até debaixo de chuva pode planejar a viagem para os meses de janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro. A chuva pode eventualmente atrapalhar seus planos, mas também vão refrescar (e muito!) o clima quente de Goiânia. Entre os principais pontos turísticos de Goiânia, você vai se deparar com parques para conhecer.

Sendo uma das capitais brasileiras mais arborizada, é claro que temos dicas imperdíveis dos melhores parques para quem gosta de curtir a natureza. Parque Flamboyant: Entre todos os parques da capital goianiense, o Parque Flamboyant é a primeira indicação quando um turista está procurando o que fazer em Goiânia.

O parque está entre os lugares mais bonitos da capital, com fontes luminosas, um mirante, pistas de corrida, ciclovias, parque para a criançada e até um jardim japonês. Parque Lago das Rosas: O parque mais antigo de Goiânia é um dos pontos turísticos preferidos dos jovens e crianças. Com uma área verde extensa, o espaço é uma excelente pedida para conhecer gente nova, fazer um piquenique, roda de violão, praticar exercícios e mais. Para a criançada, a diversão fica por conta do zoológico que tem entrada a partir do Parque Lago das Rosas, além da área de yoga e da biblioteca.

O ponto turístico é uma das principais atrações nos roteiros de viagem em família! Bosque dos Buritis: Esse é o patrimônio paisagístico mais antigo de Goiânia! Localizado bem ao centro da cidade, o parque é um lugar muito usado pelos goianienses para relaxar durante o dia. Se os passeios ao ar livre estão sempre nos seus roteiros de viagem, o Bosque dos Buritis é a opção ideal.

Por lá você encontra o Centro Livre de Artes, o Museu de Arte de Goiânia e um orquidário. Jardim Botânico Amália Hermano Teixeira: O Jardim Botânico é um dos melhores pontos turísticos de Goiânia. A maior área verde da capital, com um milhão de metros quadrados, é um ótimo lugar para passear ao ar livre. Além de contar com a presença de várias espécies de animais selvagens em uma área fechada para observação, o visitante ainda encontra trilhas ecológicas, pistas de cooper e um borboletário.

Parque Vaca Brava: Outro refúgio dos goianienses no centro da cidade é o Parque Vaca Brava, o mais famoso entre todos os parques da capital. Os adeptos do ecoturismo e da natureza não podem deixar de incluir o parque em seu roteiro. Na grande área verde, você encontra lagos extensos e uma floresta com várias espécies de fauna e flora. Além do destaque para as áreas verdes e a gastronomia de Goiânia, a capital também oferece muitas opções interessantes para quem gosta de incluir algumas programações culturais nos roteiros das viagens.

Museu Pedro Ludovico Teixeira: O Museu Pedro Ludovico Teixeira é, na verdade, uma visita guiada pela antiga casa de Pedro Ludovico, o fundador da capital goianiense! Se você é do tipo de viajante que curte passeios históricos e culturais, não pode deixar o museu de fora da viagem. É um dos mais importantes de Goiânia e a visita é gratuita. Além de contar com um guia contando tudo sobre a fundação da cidade, você pode ver vários objetos antigos expostos na casa, inclusive a primeira televisão a cores do estado de Goiás!

Praça Cívica: A Praça Cívica é o marco central de Goiânia e a primeira parada de muitos roteiros de viagens! Foi lá que, no ano de 1933, a praça foi inaugurada e batizada como ponto de partida para a construção da cidade – hoje está em processo de revitalização. Bem arborizada, fica bem no centro histórico da capital goianiense e dá acesso a todos os outros bairros da cidade.

A praça conta com muitos monumentos, edifícios cívicos, museus e o Palácio das Esmeraldas, sede oficial do governo. Você pode aproveitar o passeio para conhecer o Museu Zoroastro Artiaga, local que reúne um grande acervo com a história do estado de Goiás e tem entrada gratuita. Monumento às Três Raças: Não dá para fazer uma viagem para a capital goianiense, ir aos pontos turísticos de Goiânia e não conhecer o Monumento às Três Raças. Símbolo da cidade, o monumento representa o branco, o negro e o índio, os três povos presentes na história local de Goiânia.

Muito famoso entre os goianienses, o monumento está localizado na Praça Cívica e é um dos lugares mais bonitos da cidade. Letreiro “Eu amo Goiânia”: Os letreiros com nome de cidades fazem sucesso no mundo todo! Se você é o tipo de turista que não perde an opportunity de fazer um registro quando vê algum, já sabe, hein? Uma parada no letreiro “Eu amo Goiânia” tem que estar no roteiro

O local está entre os principais pontos turísticos de Goiânia e fica localizado na Praça do Sol. Por lá, você também encontra um parquinho para a criançada brincar e um pet place.

Memorial do Cerrado: O Memorial do Cerrado é um dos passeios mais importantes para quem vai à Goiânia e quer aproveitar para fazer um turismo cultural. Retratando desde a origem do planeta até a colonização do Brasil, se você é fã de passeios históricos, é bom reservar algumas horas no roteiro para ver o museu.

O lugar é super arborizado, com plantas e lago. Por lá, você pode ver o Museu de História Natural, a Vila Cenográfica Santa Luzia e até réplicas em tamanho real de uma aldeia indígena e de um quilombo.

Feira Hippie: É impossível ir para Goiânia e não colocar alguma feira de rua no roteiro da viagem! Isso porque a cidade tem o maior número de feiras livres, especiais e orgânicas do Brasil.

Entre tantas opções, a mais famosa e tradicional é a Feira Hippie, o maior mercado a céu aberto da América Latina! Feira da Lua: Não dá para deixar a Feira da Lua de lado ao falar de feiras livres em Goiânia! São mais de mil expositores com barracas com objetos de decoração, comidas típicas da capital goianiense, roupas, acessórios, calçados e muito mais. Para quem quer comprar lembrancinhas para levar para a família e amigos, a Feira da Lua é o lugar perfeito! Além da variedade de produtos, o custo x benefício é outro ponto positivo.

A feira funciona todos os sábados na Praça Tamandaré e recebe milhares de moradores e turistas que escolhem o local para se divertir no final de semana. Feira do Sol: A Feira do Sol, localizada na praça de mesmo nome, é uma opção mais tranquila para quem quer curtir uma feirinha de rua de Goiânia sem enfrentar tanta gente em um mesmo lugar. Com fluxo de pessoas menor que as outras feiras, a Feira do Sol é um dos melhores pontos turísticos de Goiânia para fazer um passeio em família. Assim como os outros comércios ao ar livre, a feira impressiona pela quantidade, qualidade e variedade de produtos oferecidos. Mas o destaque fica por conta das barracas de comida! A feira funciona todos os domingos.
Nayla Mayara – Roteiros BR

Cidade de Goiânia - Goiás

Não há comentários ainda.

Seja o primeiro a avaliar “ROTEIROS – GOIÂNIA – Goiás”

Sua nota para esta escola
Escolha para avaliar