Descrição

Os primeiros moradores das terras onde se situa Goiatuba ali se fixaram por volta de 1860, numa rota de entradas e bandeiras que penetravam o sertão brasileiro em busca de ouro e pedras preciosas.

História

A facilidade de adquirir as terras férteis, propícia para a criação de gado e agricultura muito concorreu para o povoamento da localidade. Em 1892 Manoel Vicente Rosa, Manoel Bernardo da Costa e Cândido Luís doaram uma gleba de terras ao padroeiro São Sebastião, para formação do povoado que recebeu o nome de Bananeiras. Neste mesmo ano foi celebrada a primeira missa num rancho de palha de Manoel Vicente Rosa. Logo seguida foi construída uma capela e diversas casas surgiram ao seu redor, criando definitivamente o povoado de São Sebastião das Bananeiras.

Em 1900 foi elevado à categoria de distrito de Santa Rita do Paranaíba (Itumbiara) e posteriormente anexado ao município de Morrinhos até 21 de janeiro de 1931, quando foi elevado a município. Em 31 de outubro de 1938 foi mudado seu nome para Goiatuba, formação de Goiás (lendária tribo indígena goiana) e Tuba (variação de Tiba, do tupi tiwa=abundância). O município de Goiatuba situa-se na microrregião Vertente Goiânia do Paranaíba (360), a uma altitude de 360m., na sede de variação de 500 a 620m. no território municipal.
Nayla Mayara – Roteiros BR

Cidade de Goiatuba - Goiás

Não há comentários ainda.

Seja o primeiro a avaliar “ROTEIRO – GOIATUBA – Goiás”

Sua nota para esta escola
Escolha para avaliar