Descrição

Itumbiara é considerado o portal de entrada do estado de Goiás, é o maior exportador do estado, devido à sua localização próxima a Minas Gerais e Sao Paulo, garantindo o escoamento da produção agrícola do sudoeste goiano através das regiões Sul e Sudeste.

O que fazer

Seus principais pontos turísticos são o Rio Paranaíba, a Cachoeira do Salitre e a Ponte Affonso Penna, sendo esta última responsável por interligar os estados de Goiás e Minas Gerais, práticas de esportes náuticos são comuns na cidade. Em língua Tupi-Guarani, o topônimo Itumbiara significa “Caminho da Cachoeira”, através da junção dos termos.

O ecoturismo é o grande responsável pelo turismo de Itumbiara, um dos caminhos para o desenvolvimento da cidade, isso se caracteriza pelas vantagens competitivas da localidade neste quesito, com um destaque maior para o grande Lago da Represa do Rio Paranaíba.

Na região do Lago da Represa do Rio Paranaíba encontros entre pescadores e equipes de pesca para a prática de pesca esportiva, fato que se tornou destaque em revistas especializadas que considera Itumbiara o 2º melhor lugar do Brasil para a pesca esportiva do Tucunaré. O rio também sedia modalidades esportivas aquáticas.

O Kartódromo Internacional Dr. Henrique Santillo, situado ao centro-oeste da cidade, é sede de eventos regionais, nacionais e internacionais. Entre os principais pontos turísticos naturais do município estão o Rio Paranaíba, destacando-se como um enorme espelho que reflete de os edifícios bem construídos que lhe margeiam, de um lado, e do lado oposto, o estado de Minas Gerais; e a Cachoeira do Salitre, situada na zona rural do município.

Os pontos turísticos históricos estão a Praça Matriz. Há alguns grupos de teatro no município, originou-se na cidade o primeiro grupo de teatro, tendo sido também um dos pioneiros na área no sul de Goiás. O primeiro cinema em Itumbiara recebeu o nome de

Cine Brasil. A pesca esportiva é o grande chamariz de Itumbiara. A cidade abriga uma represa de 150 quilômetros considerada a melhor e mais tradicional do país para a pescaria do tucunaré. Formada pelas águas cristalinas dos rios Parnaíba e Corumbá, a obra separa os estados de Goiás e Minas Gerais.

Para quem não é fã da atividade, vale pegar uma carona nas embarcações para apreciar a variada paisagem que contorna as margens. São florestas inundadas, bosques de troncos, pastagens e barrancos, além de trechos de areia fina e outros incrustados de pedras. Na volta do passeio, todos os caminhos levam aos bares da Avenida Beira-Rio, ponto de encontro nas noites de fim de semana. Itumbiara merece atenção também por conta da boa estrutura de serviços e da localização privilegiada – a cidade está inserida no corredor rodoviário que liga Curitiba a Brasília.
Nayla Mayara – Roteiros BR

Cidade de Itumbiara - Goiás

Não há comentários ainda.

Seja o primeiro a avaliar “ROTEIRO – ITUMBIARA – Goiás”

Sua nota para esta escola
Escolha para avaliar