Descrição

À procura de novas minas de ouro, o bandeirante Antônio Bueno de Azevedo partiu de Paracatu. Em 13 de dezembro de 1746, enquanto descansava sentado às margens de um córrego, notou que no leito do rio havia pepitas de ouro.

História

No dia seguinte ergueu festivamente um cruzeiro e dedicou as minas e o futuro povoado à Santa Luzia. As minas atraíram tanta gente que em menos de um ano o arraial contava com mais de 10.000 pessoas.
A primeira missa foi celebrada em 1746, pelo padre Luiz da Gama Mendonça e assistida por mais de 6.000 garimpeiros. Elevada à categoria de Comarca Eclesiástica em 6 de dezembro de 1758, seu primeiro vigário foi o padre Domingos Ramos.

Em abril de 1758 iniciou-se a construção de um rego, denominado Saia Velha, para facilitar a garimpagem. O rego tinha 42 quilômetros de extensão e foi feito em dois anos, por milhares de escravos negros. O primeiro núcleo de povoamento já era chamado de Arraial de Santa Luzia em fins do século XVIII.
Pontos Históricos, Culturais e de Lazer que vale a pena visitar tais como a Casa da Cultura Rui Carneiro, Academia de Letras e Artes; Trilha do Canal da Saia Velha; Igreja Matriz; Centro Histórico; Artesanato, Cerâmica, at. de Pinturas; Oficina de Chico do Violino; Escola de Música; Galeria de Artes; Sonata Luziânia; Centro de Tradições Gaúchas.

Temos também as Cascatas da Colônia; Cachoeira das Três Vendas; Morro Canastra e Canastrinha; Ribeirão Santa Maria; Vale das Andorinhas(Fazenda Cedro); Estreito de Corumbá; Rego das Cabaças ou Porta do Céu.
Como Turismo Religioso temos a Festa do Divino Espírito Santo; Cavalhadas de Luziânia; Festa de São Benedito; Festa de Nossa Senhora do Rosário.
Na área Rural podemos ir a Fazenda Catalão ou Corumbá; Pesque-Pague, Hotel Fazenda; Piscicultura; Clube Recreativo; Parque Temático; Cabanas; Cachoeira das Três Vendas; Fazenda JK.
Mayla Mayara – Roteiros BR

Cidade de Luziânia - Goiás

Não há comentários ainda.

Seja o primeiro a avaliar “ROTEIRO – LUZIÂNIA – Goiás”

Sua nota para esta escola
Escolha para avaliar