Descrição

Conheça os Hotéis & Pousadas que a Roteiros BR indica a você em Morrinhos!

Morrinhos é um município brasileiro que está localizado na região sul do estado de Goiás. Sua população estimada em 2012 pelo IBGE era de 42.135 habitantes.

História

O nome Morrinhos foi escolhido para identificar o Município, devido à existência de três acidentes geográficos na região: Morro do Ovo, Morro da Cruz e Morro da Saudade. A distância de Morrinhos até Goiânia (capital do estado de Goiás) é de 128 km, 184 km de Anápolis (Capital Econômica de Goiás e também cidade do porto seco), 336 km de Brasília (capital Federal) e 56 km de Caldas Novas (maior estância hidrotermal do mundo).
Morrinhos foi fundada em princípios do século XIX por Antônio Corrêa Bueno, mineiro de Patrocínio, que ali construiu sua residência e uma capela dedicada a Nossa Senhora do Carmo, nome dado, posteriormente, ao povoado que surgiu com a presença de mineiros e paulistas que vieram explorar a fertilidade de suas terras. Em 25 de novembro de 1855 foi elevada à categoria de município, suprimida em 19 de agosto de 1859 passando a se chamar Vila Bela do Paranaíba e restabelecido em 2 de julho de 1871, novamente como Vila Bela de Morrinhos, agora pertencendo ao município de Pouso Alto (atual Piracanjuba). Em 29 de agosto de 1882 foi elevada à categoria de cidade com o nome de Morrinhos.
Sua primeira comarca foi criada em 21 de julho de 1863, suspensa em 16 de março de 1910 e restabelecida em 21 de julho de 1913. A sua primeira câmara foi constituída em 1884 e seu primeiro intendente, após a Proclamação da República foi o Sr. José Luiz de Medeiros.

Turismo

A cidade de Morrinhos é extremamente agradável aos olhos do visitante. Ruas, avenidas e praças limpas e bem cuidadas, a maioria delas ajardinadas e floridas, onde se misturam belos e conservados casarões de estilo colonial com edificações de linhas arquitetônicas modernas. Morrinhos é também conhecida como Cidade dos Pomares em razão da grande quantidade de árvores frutíferas de espécies várias, visíveis nos inúmeros quintais nas residências urbanas.
Morrinhos é uma cidade centenária, mas guarda pouco de sua arquitetura colonial com alguns casarões e outros edifícios representativos do seu patrimônio histórico (parte velha da cidade), com destaque para a velha Cadeia Pública tombada recentemente pelo IPHAN, e que foi transformada no ano de 2004 em museu municipal (Museu Antônio Corrêa Bueno).
Nos arredores da cidade, a Prefeitura de Morrinhos mantém o Parque Ecológico Jatobá Centenário (o nome do parque foi escolhido através de um concurso realizado, onde a ideia surgiu devido a existência de uma árvore de jatobá, que segundo pesquisadores, possui mais de 100 anos), com 18 alqueires de área, cerca de 2.100 metros de trilhas, pequena cachoeira, animais e árvores classificadas e identificadas com seu nome científico. Em média, o parque recebe 10 mil visitantes todo semestre, que vão ao local a fim de conhecerem mais sobre o cerrado nativo da região (Tropical Savana), preservado no parque.

Recentemente foi construído um lago artificial (Parque Recanto das Araras) com o represamento das águas do Córrego Maria Lucinda, na saída para Caldas Novas. O lago municipal foi inaugurado no dia 27 de Dezembro de 2004, pelo então prefeito Joaquim Guilherme Barbosa de Souza e com presença do então governador Marconi Perillo. Os recursos para a construção do lago foram obtidos através do Tesouro Municipal e do Governo de Goiás. Atualmente, o Lago que virou atração turística em Morrinhos, foi beneficiado com obras de urbanização e melhorias em toda sua circunferência, onde foram construídas 02 quadras de basquete, 01 pista de skate, 02 campos de futebol, 02 quadras de peteca, 02 quadras de tênis, 01 quadra de volei de areia, restaurante, playgrounds, sanitários, área para realização de eventos, sede administrativa, pista de caminhada com iluminação e áreas de convivência.

Morrinhos possui várias praças e áreas de lazer, como a Praça do Cristo Redentor (estátua de 27 metros que fica um dos mirantes da cidade, o Morro da Cruz), que tem a sua volta excelente espaço para a prática de cooper e outros exercícios físicos. Recentemente foi construída na praça, uma cascata artificial, que tem chamado ainda mais a atenção dos visitantes. Todos os Domingos, a partir das 16 horas, funciona na praça do Cristo a Feira do Artesanato, onde os visitantes podem conhecer um pouco do trabalho dos artistas morrinhenses. A cidade ainda possui outras importantes praças como a Praça Walter Aquino (W.A.), a Praça Dr. Raul Nunes ou Praça da Fonte Luminosa, a Praça Padre Primo Scussolino (onde se localiza a Biblioteca Municipal e o Parquinho), a praça Rui Barbosa ou Praça da Rodoviária (a nova administração municipal estuda projetos para a revitalização desta praça) e a Praça Monte Castelo ou Praça do Mercado (a praça possui um amplo espaço utilizado para a realização de eventos públicos e recentemente o antigo Mercado Municipal foi revitalizado e ampliado, e transformou-se em um moderno centro de compras e lazer, sendo agora cognominado de Centro Comercial Valterli José Alves.
Nayla Mayara – Roteiros BR

Cidade de Morrinhos - Goiás

Não há comentários ainda.

Seja o primeiro a avaliar “ROTEIROS & ATRAÇÕES- MORRINHOS – Goiás”

Sua nota para esta escola
Escolha para avaliar