Descrição

Conheça os Hotéis & Pousadas que a Roteiros BR indica a você em Porangatu!

A cultura em Porangatu é muito ampla, têm diversos talentos na música, poesia, teatro e pintura. Academia Porangatuense de Artes e Letras é uma Instituição importante para a cultura de Porangatu, envolve vários artistas: poetas, escritores, pintores, escultores, músicos e compositores. Porangatu é uma cidade localizada no Norte de Goias.

O município se situa a oeste da principal rodovia do estado, que é a BR-153, que liga Belém a Brasília e o sul do estado com o estado do Tocantins. Um dos mais importantes corredores rodoviários brasileiro, por onde escoa grande parte da produção agrícola e industrial brasileira. Os rios importantes são Santa Tereza, Cana Brava, Ouro Pintado, Santa Maria, Gregório e, principalmente, o Rio do Leite. O clima é quente, tropical úmido, com temperaturas que vão até 40 °C. Igrejinha Nossa Senhora da Piedade é um monumento tombado pelo patrimônio Histórico por sua importância na formação da cidade. A Lagoa Grande na sua orla acontece o mais antigo e animado carnaval de rua de Goiás, uma tradição com mais de 20 anos.

A Lagoa Grande é reduto dos adeptos do jet-ski, futebol de areia e skate. Em Porangatu, são encontrados inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes: Para quem gosta de Turismo Cultural, Porangatu, respira cultura, os moradores ainda guardam muitas estórias e boas conversas sobre as lendas e causos da região, e na cena contemporânea o destino se destaca como palco da Mostra Nacional de Teatro – TENPO, evento organizado pelo governo do Estado de Goiás que transforma a cidade numa grande arena de peças teatrais e intervenções culturais.

Música, poesia, dança, teatro, cultura tradicional, com as belezas naturais do município faz de Porangatu um show ao ar livre. Possui o mais antigo e melhor carnaval de rua do interior de Goiás, com mais de 20 anos de existência. Essa festa popular é uma das grandes atrações turísticas de Goiás e da Região Norte, que atrai foliões de todo o Estado e também do Tocantins, Distrito Federal e Minas Gerais. E um dos eventos que gera emprego e renda para o município, movimenta o comércio e a ampla rede hoteleira local. Outra festa popular do calendário turístico de Porangatu é o Arraial do Descoberto, um emblema da história do município, antigo povoado que deu a origem a Porangatu.

Realizada entre os meses de junho/julho, o “Arraia do Descoberto” mobiliza a população da cidade para a festa que acontece no Centro Histórico, região onde está o poço do Milagre. Reza a crença popular que quem bebe da água dessa fonte encanta-se pela cidade e nela fixa ali residência.

Nayla Mayara – Roteiros BR

Cidade de Porangatu - Goiás

Não há comentários ainda.

Seja o primeiro a avaliar “ROTEIROS & ATRAÇÕES- PORANGATU – Goiás”

Sua nota para esta escola
Escolha para avaliar