Descrição

Anuncio

Conheça os Hotéis & Pousadas que a Roteiros BR indica a você em São Miguel do Araguaia!

As terras férteis banhadas pelo Rio Araguaia atraíram colonos de várias partes do país, principalmente de Minas Gerais, levando o estado a lotear as terras ainda sem donos na região. Isso resultou no aumento da produção agrícola e no desenvolvimento acelerado da região, o povoado foi reconhecido pelo estado como município e denominado oficialmente São Miguel do Araguaia.

História

O nome foi escolhido em louvor a São Miguel Arcanjo, e incorporando o nome do Rio Araguaia pela sua proximidade. O maior crescimento do município se deu, quando milhares de colonos de diversas regiões chegaram ao município, desbravando matas, formando extensas lavouras e pastagens, sendo que por um curto período o município foi conhecido como a capital do arroz no estado. Cortado pelas rodovias BR 080, o município de São Miguel do Araguaia está localizado a 490 km de Goiânia, a capital do Estado. Localizado às margens do Rio Araguaia, através do porto de Luiz Alves, com belíssimas e únicas paisagens naturais e magnificas praias fluviais, São Miguel do Araguaia é o ponto de acesso à Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo.

São Miguel do Araguaia vive da agricultura, pecuária, turismo e comércio A Praça Ovídio Martins é o principal ponto de manifestações artísticas e culturais do município. Mas também acontece eventos em outras localidades como o Canteiro Central e Feira Coberta. Os principais eventos de manifestações culturais e artísticas são: Culturarte, Folia de Reis, Carnaraguaia, Festival de Música de São Miguel do Araguaia e Araguaia Rock. O Passeio Ciclístico de São Miguel do Araguaia à Luiz Alves também atrai muitos participantes, idealizado pelo professor de educação física Gilvan Pereira é um evento que promove a conscientização ambiental e lazer entre os participantes. A Culturarte é uma Feira de Encontro de Culturas, onde são exposto artesanatos, comidas típicas e música regional. Folia de Reis: Os grupos de foliões de São Miguel do Araguaia, Companhia dos Três Reis Santos, organizado pelo locutor Frank Júnior,e a companhia liderada pelo senhor João Batista conhecido como “Tista” são os dois grupos que mantem a cultura foliã viva e representa a região no encontros estaduais e nacionais de foliões.

Carnaraguaia: O “Carnaraguaia” é um carnaval fora de época que acontece anualmente as margens do Rio Araguaia durante a temporada de férias, no mês de julho no distrito de Luiz Alves. A festa movimenta a cidade e atrai pessoas de toda a região, pois é para o público uma boa oportunidades de apreciar shows de artistas e bandas nacionalmente conhecidos, como: Companhia do Pagode, Banda Nechevile e Léo Santana. Festival de Música: Idealizado pelo então radialista e mais tarde eleito vereador, Sinomar Moreira Da Silva, mais conhecido como “Maradona”, o festival de musica de São Miguel do Araguaia, acontece anualmente nos dias 10 a 14 de Novembro, coincidindo com o aniversário do município.

São cinco dias de festa que atrai músicos e cantores de diversos municípios para interpretarem musicas de vários gêneros: MPB, Sertanejo e Gospel. Boa parte dos músicos da região começaram a partir do festival. Exemplo disso tá na lista de vencedores de 2011 que inclui as cantoras: Grasielly Silva (gospel) e Negra Jane (MPB), os cantores: Cassius Alessandro (vocalista da banda de forro, Swing da Cohab) e Juninho do Araguaia e até o guitarrista Silvio Dias (da banda de rock Rotta SMA). Mas mesmo com toda sua potencialidade artística e importância cultural para região, o festival deixou de ser realizado assim que seu idealizador veio a falecer. Araguaia Rock Festival: O Araguaia Rock é um festival de música que surgiu da união de um grupo de amigos que resolveram mudar a cultura musical local e quebrar o monopólio musical.

O festival é focado no rock alternativo independente e autoral. A edição DEMO do festival aconteceu às márgens do Rio Araguaia no distrito de Luiz Alves, dia 13 de Julho de 2017, como parte da temporada de férias e teve a ajuda da secretaria de turismo do município. As atrações dessa edição DEMO do festival foram as bandas: Rotta SMA, MC do Morro e PedRon (São Miguel do Araguaia), Casulo Fantasma (Uruaçu) e Lobinho e OsTrês Porcão (Goiânia). As bandas anfitriãs do evento:Rotta SMA e Banda PedRon e uniram em uma só para o 1º Araguaia Rock Festival (7/10/2017). Foi no dia 7 de outubro de 2017 que aconteceu a primeira edição oficial do festival. A sequencia de shows foi aberta com o rapper MC do Morro, seguido das bandas de rock: Casulo Fantasma, Lobinho e os três porcão, Rotta SMA / PedRon, Almost Down e Sheena Ye. Além dos shows, o festival também contou com barracas de lanches e até artistas plásticos apresentando seu trabalho de criação ao vivo.

O evento contou mais uma vez com o apoio da Prefeitura, Secretaria de Turismo e comercio local. Cavalgada Ecológica: A Cavalgada Ecológica acontece a vários anos e já se tornou uma tradição no múnicípio, já está na XVI edição, o evento começa em São Miguel e segue sentido ao distrito de Luiz Alves, mais de 45 km, percorridos a cavalo, passando pela zona rural até chegar às margens do Rio Araguaia. A cavalgada reune tanto moradores locais quanto turistas que veem de loge para acompanhar o evento. A realização é da prefeitura local em parceria com moradores e fazendeiros da região

Nayla Mayara – Roteiros BR

Cidade de São Miguel do Araguaia - Goiás

Não há comentários ainda.

Seja o primeiro a avaliar “ROTEIROS – SÃO MIGUEL DO ARAGUAIA – Goiás”

Sua nota para esta escola
Escolha para avaliar