Galeria

Descrição

Situada às margens da BR-153 (no trecho coincidente com a BR-060), entre Goiânia e Brasília, Terezópolis de Goiás é um pequeno município, que tem no comércio e na diversidade de sabores seus destaques.

O ecoturismo também movimenta a cidadezinha. O fato de ser “cortada” pelo maior corredor econômico do Centro-Oeste brasileiro, a rodovia BR-153, faz Terezópolis de Goiás ser conhecida por milhares de pessoas que trafegam diariamente pela estrada. O pequeno município fica na região Metropolitana de Goiânia e chama a atenção pela grande quantidade de pequenas lojas que comercializam artesanato e artigos, especialmente para a cozinha.

Mas o que mais chama a atenção é, principalmente, a diversidade de gostosuras da cozinha goiana e… nordestina, já que a população da cidade é formada em grande parte por pessoas vindas do Nordeste do País. São delícias como o famoso requeijão de Terezópolis, que atrai pessoas de longe, o milho assado na brasa, espetinhos e docinhos artesanais que fazem muita gente dar aquela paradinha na cidade, quando passa pela rodovia.

E muitas pessoas vão até lá especificamente para saborear os pratos e ainda levar para casa, um bom provimento de produtos variados. Para dar uma “aliviada” na consciência, é possível adquirir também uma infinidade de frutas, nas dezenas de barracas que comercializam os produtos, inclusive frutos típicos do cerrado goiano. A influência dos nordestinos na culinária fica mais evidente no mês de abril, quando o Festival Gastronômico TereÔxente, com pratos e programações típicas do Nordeste, é realizado durante as festividades de comemoração do aniversário do município.

Mas existe vida para além da boa comida em Terezópolis. A cidade abriga também o gigante complexo de lazer Santa Branca Ecoturismo, uma unidade agroecológica, com opções de atividades para toda família. Tirolesa, stand up, slackline, trilhas (a pé ou de bcicleta), caiaque, pedalinho, banhos de cachoeira, entre outras. Os visitantes ainda podem escolher entre passar o dia ou se hospedar em confortáveis e charmosos chalés.

Um trecho do Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco está localizado no município. A unidade de conservação tem registros de 485 espécies de plantas, entre elas, duas constantes da Lista Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçada de Extinção: o Gonçalo-alves (Astronium fraxinifolium) e a Aroeira-do-sertão (Astronium urundeuva).
Nayla Mayara – Roteiros BR

Cidade de Terzópolis de Goiás - Goiás

Não há comentários ainda.

Seja o primeiro a avaliar “ROTEIRO – TEREZÓPOLIS DE GOIÁS – Goiás”

Sua nota para esta escola
Escolha para avaliar