Descrição

Foram os boiadeiros, que utilizavam o local para pousadas, quem deram o primeiro nome ao hoje município de Aragoiânia, O local era conhecido por Malhador. Mais tarde, em referência à principal iguaria de uma venda aberta no local, denominou-se o povoado de Biscoito.

História de Aragoiânia

Uma terceira denominação, antes do nome definitivo do município, ainda foi dada a Aragoiânia. O povoado passou a se chamar Biscoito Duro. A referência era uma alusão ao biscoito de queijo que, dois dias após ser assado, endurecia na prateleira da venda e, mesmo assim, era comercializado.

Os pioneiros de Aragoiânia, município formado por terras que pertenciam à Hidrolândia, Goiânia e Guapo, foram Agnelo Coelho, José Cândido Rosa, Antônio Maia, José Vicente e João Nasser. O município foi criado em 14 de novembro de 1958.
Com uma população de 6.464 habitantes, Aragoiânia está 26 quilômetros distante da capital, ligada a Goiânia pela GO 040. Apesar de edificada em um pequeno planalto, a cidade é cercada por grandes elevações, com destaque para a Serra de Santa Tereza, também conhecida como Serra da Gralha.

A produção de arroz, milho e feijão e a pecuária leiteira e de corte formam a base econômica do município que possui também argila, malacacheta e pedras calcárias. As principais atividades industriais são a produção de doces e acabamento em couro.
Em Aragoiânia são comemoradas as festas da padroeira, Nossa Senhora da Guia, no final de abril e Folia de Reis, em janeiro. As principais atrações turísticas do município são a Cachoeirinha e a queda d’água Água Viva.

No município há oito escolas municipais, duas estaduais e uma particular. As expressões artísticas de Aragoiânia são o escultor Valdeir Grigório, o pintor e escritor Eduardo Jordão e o também pintor, Fé Córdula. Aragoiânia faz parte da Região Metropolitana de Goiânia e conta com transporte coletivo do sistema integrado.

Nayla Mayara – RoteirosBR

Cidade de Aragoiânia - Goiás

Não há comentários ainda.

Seja o primeiro a avaliar “ROTEIROS & ATRAÇÕES – ARAGOIÂNIA – Goiás”

Sua nota para esta escola
Escolha para avaliar