Descrição

BANNER PARA ROTEIROS

Click AQUI e Conheça os Hotéis & Pousadas que a Roteiros BR indica a voce em Cuiabá.

Cuiabá é a capital e, sem dúvida, o principal polo industrial, comercial e de serviços do estado de Mato Grosso. Surpreendentemente, é considerada como uma das capitais mais arborizadas do país, pois você pode ver que além dos bairros residenciais, a cidade também oferece muitos parques e praças distribuídos em áreas verdes em diferentes pontos.

Cuiabá foi fundada no século XVII por bandeirantes que vinham do interior de São Paulo , a capital mato-grossense ficou praticamente esquecida do período das jazidas de ouro até meados do século XX, quando sua população retomou o crescimento e atingiu o auge em número de habitantes nas décadas de 1970 e 1980.

É entre a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal que Cuiabá está estrategicamente localizada. Cercada por diversos rios e uma vegetação própria do cerrado, a capital também é considerada uma das portas de entrada da Floresta Amazônica – maior floresta tropical do mundo. Além disso, detém em seu território parte do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, berço das águas que abriga as cachoeiras e cascatas mais belas do estado.

Com um rico e diversificado bioma, a região se tornou peculiar pela variedade e mescla de ecossistemas ainda preservados que podem ser encontrados pelas redondezas, formando um cenário único cheio de vida.

Parque Mãe Bonifácia

Inaugurado em dezembro de 2000, o Parque Mãe Bonifácia possui uma área de 77 hectares. No local é possível encontrar diversas espécies da flora típica do cerrado e animais como o sagui e outros pequenos primatas. O parque conta cinco trilhas para caminhadas e áreas recreativas e de esportes. O nome do parque é uma homenagem a uma curandeira, escrava refugiada, conhecida por Mãe Bonifácia. Além do curandeirismo, Mãe Bonifácia controlava o acesso ao quilombo (a área era habitada por quilombolas). O parque está localizado na Avenida Miguel Sutil, e fica aberto ao público de 9 às 19 horas.

Parque Tia Nair

Considerado um dos mais belos cartões-postais da cidade, o Parque Tia Nair é uma ótima opção de passeio ecológico que também funciona durante à noite. Dividido em quatro núcleos: ambiental, de esportes, de lazer ativo e de lazer contemplativo, o espaço conta com estações de ginástica, quadras poliesportivas, áreas para piquenique, estacionamento com 285 vagas, pista de Cooper, ciclovia, bicicletário, academia da terceira idade, praça do skate, mirante, playgroung. Outra atração do Parque Tia Nair é o mirante, por meio de uma passarela,o visitante chega a uma ilha, que permite uma bela visão do lago. À noite, a iluminação deixar o parque ainda mais belo. O parque fica na Avenida Jardim Itália e funciona de 6 às 22 horas.

Centro Histórico de Cuiabá

A bela arquitetura do centro histórico de Cuiabá encanta facilmente os visitantes. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o centro foi construído no período colonial e ainda guarda parte da arquitetura da época. No local, o turista encontra casarios como o Calçadão de Cuiabá, o Museu Histórico de Mato Grosso, a sede do SESC Arsenal, entre outros.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito de Cuiabá

Considerada a mais antiga igreja remanescente de Cuiabá – é um dos marcos de fundação da cidade e construída em arquitetura de terra, em torno de 1730, próximo ao córrego da Prainha, onde Miguel Sutil descobriu as minas de ouro que impulsionaram a colonização da região. A fachada típica da arquitetura colonial brasileira guarda a decoração barroca-rococó nos altares, com rica talha dourada e prateada, única com esses detalhes no Brasil. É o palco da Festa de São Benedito, mais longa festividade religiosa do Estado.

Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC)

Instalado no antigo sobrado do Alferes Joaquim Moura, na rua Voluntários da Pátria, nº 75, e inaugurado em 2006, o Museu abriga documentos fotográficos e sonoros que retratam o cotidiano da cidade, desde 1910. As imagens foram capturadas pelos fotógrafos Eurípedes Andreato (cerca de oito mil fotos) e Lázaro Papazian (mais de 25 mil). Há, também, grande quantidade de discos em vinil, fitas de vídeo VHF e fitas cassete. Localizado no Centro Histórico, o museu ocupa uma das construções mais significativas da cidade.

Museu de Pré-história Casa Dom Aquino

Construído em 1842, em estilo colonial e formato de U, o imóvel possui 12 cômodos e fachada voltada para o rio Cuiabá, a poucos metros de distância. Residência conhecida por alguns historiadores como a Casa Predestinada, pois nela nasceram duas personalidades ilustres do Estado: Dom Aquino (bispo, arcebispo, governador de província, escritor e poeta) e Joaquim Murtinho (político, engenheiro e médico, precursor da Medicina Homeopática no Brasil). O museu abriga uma exposição permanente de Arqueologia e Paleontologia e uma reserva técnica de mais de cem mil peças. Entre os fósseis estão a preguiça gigante, dinossauros e animais marinho do período que a Chapada dos Guimarães foi mar.

Mercado do Porto

Conhecido como o Mercado do Porto, o Mercado Varejista “Antônio Moisés Nadaf’ é um dos mais visitados cartões-postais da capital mato-grossense e centro de comércio que abastece a cidade com os mais variados produtos. No local trabalham diariamente cerca de 800 feirantes vendendo de peixe a farinha, de queijo a doces regionais, de frutas a legumes e verduras recém-colhidos. O local é parada obrigatória para os turistas que desejam conhecer os ingredientes da excelente gastronomia cuiabana.

Cuiabá - Mato Grosso

Não há comentários ainda.

Seja o primeiro a avaliar “ROTEIROS & ATRAÇÕES – CUIABÁ – Mato Grosso”

Sua nota para esta escola
Escolha para avaliar